Na medicina nunca podemos afirmar que é "impossível" ocorrer reversão espontânea da vasectomia. Por isso, no documento de informação antes da cirurgia, consta esta possibilidade. A literatura fala em 1% de chance de ocorrer "recanalização espontânea" dos ductos deferentes (tubinhos que foram interrompidos).
Dois meses após ser vasectomizado, o homem deve fazer um espermograma, exame que verifica a quantas andam os espermatozóides presentes no sêmen – se a cirurgia deu certo, não haverá nenhum. Eles se vão, mas a vida continua. “A vasectomia não causa impotência nem interfere na atividade sexual”, diz o médico.
Após a vasectomia o homem deixa de ejacular espermatozoides. Para engravidar sua mulher é possível colher os espermatozoides diretamente dos testículos, sem cirurgias, e injetá-los nos óvulos da esposa. A fertilização acontece e os embriões são transferidos para o útero da mulher, com boas chances de gravidez.
Falha em atingir esterilidade após vasectomia ocorre em 0,2% a 5,3% dos pacientes devido à falha técnica ou recanalização. O objetivo desse trabalho é descrever um caso raro, mas importante, de paternidade comprovada cujo espermograma mostrava ausência de espermatozóides.
A chance de restabelecer a passagem dos espermatozoides pelo canal bloqueado pela vasectomia é por volta de 90% até 5 anos. Já após 10 anos, passa a ser de 60% a 70% e, depois de 15 anos há até 50% de chance.
De modo geral, não é possível revertê-la. Envolve um procedimento cirúrgico simples e seguro. Demora 3 meses para fazer efeito. O homem ou o casal deve utilizar preservativos ou um outro método contraceptivo por 3 meses após a vasectomia.
Quanto tempo depois da Vasectomia posso ter relação sexual? Esperar 1 semana após a cirurgia, mas lembre-se que deve ser com camisinha, do começo ao final da relação, até fazer um novo espermograma.
Não causa dor, no máximo, em alguns casos, um breve desconforto; Métodos contraceptivo dos mais seguros, para casais que não desejam ter filhos; Não interfere na capacidade de ereção; Menos complicações em relação ao procedimento de laqueação das trompas na mulher.
A principal vantagem do homem realizar a vasectomia é o maior controle sobre a gravidez da mulher, porque depois de cerca de 3 à 6 meses desse procedimento, a mulher não precisará usar métodos anticoncepcionais, como a pílula ou as injeções, por exemplo.
Vasectomia pode até melhorar a vida sexual do homem. Muitos homens resistem em fazer a vasectomia por medo de que o procedimento cause impotência. No entanto, não há qualquer relação entre virilidade e esterilidade. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, a libido do homem que faz vasectomia tende a melhorar.
A laqueadura tubária é um procedimento de anticoncepção definitiva que consiste na obstrução cirúrgica das trompas uterinas....Desvantagens da laqueadura tubária:
Massaguer explica que, geralmente, não existem muitos efeitos colaterais, já que é um procedimento relativamente simples. “Mas, em alguns casos, pode provocar até menopausa precoce. É raro, mas é um possível risco”, diz. Podem ocorrer ainda dores pélvicas e menstruação irregular.
A síndrome pós-laqueadura seria então caracterizada por: desarmonia do ciclo menstrual (metrorragia, sangramento intermenstrual, "spotting" e amenorréia), algia pélvica, dismenorréia, dispareunia, tensão pré-menstrual e manifestações psicológicas.
O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.
Geralmente 15 a 30 dias são necessários para o retorno a essas atividades e para pegar peso.
Normalmente o retorno as atividades rotineiras e esforço físico são bem aceitos entre 30-45 dias de pós opertório. Sugiro que passe em avaliação com sua ginecologista para ser examinada e conversarem a respeito do seu retorno à suas atividades físicas.
É importante exercitar-se, após a cirurgia, mas num ritmo apropriado a cada paciente. O aumento da intensidade da atividade física deve ser gradual e sempre com o acompanhamento de um profissional - explica o médico. Exercícios físicos que utilizem os braços de forma intensa só são permitidos após 60 dias.
De acordo com a ginecologista obstetra Isabel Nogueira, a mulher está liberada para a prática de exercícios físicos em cerca de 30 a 45 dias depois de uma cesárea.
Após um parto normal sem complicações, a mãe pode retomar atividades físicas leves em aproximadamente 15 dias. É imprescindível a liberação médica prévia, assim como a supervisão desse processo – reforça a especialista.
Além dos exercícios aeróbicos diários, é importante fazer algum tipo de atividade muscular, pelo menos duas vezes por semana. Pode ser musculação, pilates, yoga, hidroginástica ou outra atividade que trabalhe o fortalecimento dos músculos.
Amamentar não é empecilho para praticar atividades físicas. Com orientação do médico, é possível voltar à academia poucos dias depois de dar à luz.
A cirurgia é o último recurso para correção da diástase, mas é muito simples e consiste em costurar os músculos. Apesar da cirurgia poder ser realizada somente com este intuito, o médico também pode sugerir uma lipoaspiração ou abdominoplastia para remover a gordura em excesso, costurando o músculo para finalizar.
Só com liberação médica, o que deve ocorrer em cerca de 40 dias, a mulher pode - e deve - começar a se exercitar e ir aumentando a intensidade de forma gradual. - Quando a mulher faz diástase na gestação, deve ficar com algum afastamento dos retos mesmo depois.
Para quem fez cesariana, a comprovação do diagnóstico de diástase chega a demorar 30 dias, já que é preciso esperar a cicatrização dos pontos.
Exercícios indicados
O NHS sugere uma maneira simples de comprovar se você tem diástese do reto abdominal.