O leite de alpiste é uma bebida vegetal preparada com água e uma semente, o alpiste, sendo considerada um substituto para o leite de vaca. Esta semente é um cereal barato usado para alimentar periquitos e outras aves, e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e supermercados, na forma de semente de alpiste para consumo humano.
Após bater o alpiste com água no liquidificador por um minuto o leite de alpiste estará pronto para beber e deverá ser consumido imediatamente. É recomendado tomar dois copos por dia, desta forma você pode tanto deixar duas quantidades de alpiste prontas para serem batidas, como também deixar uma nova quantidade de molho (por 8 horas) após beber o primeiro copo, podendo então beber o segundo antes de se deitar.
E sua ação não para por aí: o leite de alpiste é indicado para auxiliar no combate a doenças cardiovasculares e muitas outras, como gastrite, hipertensão e doenças hepáticas, como a cirrose. Pessoas com pedras nos rins ou infecção urinária também podem se beneficiar da ingestão deste leite, já que tem efeito diurético, que auxilia na eliminação de toxinas e diminui a retenção de líquidos.
Leia também: Manteigas veganas são saudáveis?
Não é recomendado que o leite de alpiste seja consumido por crianças e pessoas com predisposição à inflamação intestinal e síndrome do cólon irritável. Caso você sofra com alguma condição de saúde ou esteja tomando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para se certificar de que você não terá problemas caso tome o leite de alpiste.
Depois de lavar bem as sementes numa peneira com água corrente, é importante deixar de molho num recipiente de vidro as sementes e a água de um dia para o outro. Para finalizar, triturar no liquidificador e coar com um coador bem fino ou um tecido tipo voal, de cortina.
Segundo a nutricionista Paula Castilho, se o seu objetivo é perder peso, o leite de alpiste pode ajudar, pois as células de gorduras são inflamatórias. Mas a especialista esclarece que, como qualquer outro alimento, ele, sozinho, não faz milagres: é preciso combinar sua ingestão a hábitos saudáveis, uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. A nutricionista destaca a ação diurética, o que diminui o inchaço.
Esse leite pode atuar como um coadjuvante para esses benefícios, porém, não de forma isolada. Esse fator é explicado pelo bom conteúdo de ômega 6 presente nesse alimento, observado através de um estudo realizado por uma engenheira de alimentos da Universidade de Campinas, a Unicamp, onde ela verificou a presença de 53% ácido graxo linoleico (ômega 6), resultado esse que mostrou maior quantidade desse nutriente em relação aos outros presentes no leite de alpiste que são drasticamente reduzidos durante o seu processo de fabricação.
Leia também: Leite de ervilha: Conheça a bebida vegana
Além disso, a semente de alpiste é fonte de ômega-6 (ácido linoleico), que beneficia a saúde do coração e reduz o risco de diabetes.
Leia mais: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem
Para a maior parte dos nutricionistas, a afirmação de que o leite de alpiste emagrece não é verdadeira. Eles acreditam que quem perdeu peso por ter utilizado a bebida alcançou o objetivo por ter adotado outros hábitos saudáveis ou por ter substituído uma refeição pelo leite de alpiste, diminuindo o seu consumo de calorias.
Já por aumentar a contagem de hepatócitos no fígado, o leite de alpiste é de grande valia no tratamento de cirrose. Também, por conter a enzima libasse, ajuda a limpar as veias das gorduras prejudiciais.
O leite de alpiste se destaca por seu poder antiinflamatório natural, que ajuda no sistema imunológico e no equilibro das funções básicas do corpo. Ele ainda conta com ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e também auxilia na manutenção do peso. O alimento é também um aliado no combate ao colesterol e diabetes, pode reduzir a hipertensão e melhorar a tonicidade muscular.
Depois que passei a usar o leite de alpiste a minha saúde física e mental mudaram completamente…. Hoje não sinto mais nada, o meu fígado e os meus neurônios estão totalmente revigorados… Eu recomendo!!!
OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA
LEITE DE CASTANHA: BENEFÍCIOS E COMO FAZER EM CASA
Além disso, o alpiste também não contém glúten nem lactose, por isso, pode ser usado por pessoas com doença celíaca, alérgicas às proteínas do leite de vaca e intolerantes à lactose. O leite de alpiste não deve ser consumido por pessoas com fenilcetonúria, pois contém altos níveis de fenilalanina, um aminoácido que causa toxicidade nessas pessoas.
O alpiste possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Graças a isso, é recomendado para problemas no pâncreas e também no fígado. Além disso, é muito benéfico para o ganho de massa muscular. É possível ainda afirmar que o leite de alpiste é diurético.
E a receita é simples: basta misturar a semente na água para que ela amoleça e consumir o "leite de alpiste" ou "suco de alpiste" pela manhã, em jejum, para aproveitar os benefícios.
Como fazer o Chá de Alpiste: Para CHÁ > Coloque 1 colher de sopa de erva para meio litro de água, ferver por 5 minutos, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
A mistura não pode ser coada em peneiras. O leite de alpiste deve ser feito para ser consumido no mesmo dia, então a quantidade fica a critério da pessoa. A proporção é de 5 colheres de sopa de alpiste para um litro de água. Com o leite pronto, a nutricionista sugere preparos com canela, frutas e frutas secas.
A semente de linhaça ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares, substitui outros alimentos, deixa suas refeições mais nutritivas e saborosas, além de ser uma fonte de magnésio, que ajuda a controlar a diabetes.
O óleo de linhaça quando tomado na forma de óleo deve ser ingerido de 1 a 2 colheres de sopa e quando em cápsulas deve-se tomar de uma a duas por dia durante as refeições. Caso seja em cápsulas é recomendado de 1 a 2 cápsulas ao dia ou de acordo com recomendação profissional.
Um óleo muito procurado por veganos e vegetarianos dado seu alto conteúdo de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. O óleo de linhaça pode ser usado para cozinhar, temperar saladas e como suplemento alimentar (cápsulas) visando a ingestão das quantidades necessárias para a manutenção da sua saúde.