Os grupos do balanço patrimonial são O Ativo e Passivo, onde: Ativo: Utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos, que formam o patrimônio de uma pessoa/empresa em um determinado momento. Passivo: Utilizado para expressar as obrigações, dívidas com outras pessoas e ou empresas.
O Patrimônio Líquido – PL – é composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.
Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
As contas são originadas de recursos de terceiros e são classificadas de acordo com o seu vencimento, isto é, aquelas contas que serão liquidadas mais rapidamente (curto prazo) aparecem no topo da coluna do Passivo, e as que serão pagas em um prazo maior (longo prazo) aparecem mais para o final.
São considerados exemplos de passivo circulante:
Exemplos: imóveis, máquinas e equipamentos, móveis, marcas e patentes. Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.