É importante saber a principal atuação de cada hormônio nesse momento:
A lactação é a capacidade de produzir o leite como alimento para os filhotes. Já a amamentação é o ato de oferecer esse alimento produzido nas mamas para o lactente.
Amamentação:muito mais que alimentar a criança Durante o parto, com a saída da placenta, o hormônio que estimula a produção do leite - chamado prolactina, passa a ser liberado de forma intensa. Essa liberação é estimulada com o início da amamentação ainda na sala de parto; se possível ainda na primeira hora de vida.
Lactogênese fase III (ou lactopoiese) – manutenção da produção láctea. A mama, durante a gravidez, é preparada para a amamentação (lactogênese fase I) sob a ação de diferentes hormônios, sobretudo do estrogênio e do progestogênio.
Prolactina: é o hormônio responsável por estimular a produção de leite nas mulheres ainda grávidas e em fase de amamentação; Ocitocina: hormônio que estimula a ejeção do leite na hora da amamentação.
Pode-se dizer que a prolactina está relacionada á síntese e a ocitocina a ejeção do leite. A ocitocina se liga aos receptores nas células mioepiteliais localizadas nos alvéolos provocando contração destas células e consequentemente a ejeção do leite.
Sua ação no trabalho de parto é desencadeada pela pressão que o feto faz sobre o cérvix, quando se encaixa no final da gestação. Essa pressão ativa sinais que chegam ao hipotálamo, estimulando a liberação da ocitocina, que causa contrações.
Medicamento: Ocitocina sintética O fármaco pertence a um grupo de medicamentos chamado de ocitócicos. O medicamento ocitocina é administrado para promover a contração uterina durante o parto normal, quando o corpo da mulher não produz o hormônio em quantidade suficiente ou para estimular a sua produção.
A oxitocina é por vezes utilizado durante o momento do parto, pois aumenta as contrações uterinas.
Algumas formas de acelerar o trabalho de parto, incluem:
PLACENTINA é indicado para: ATONIA UTERINA - Para provocar ou reforçar as contrações do útero durante o parto para a expulsão do feto ou da placenta (retenção da placenta).