Quais Doenças Faz Subir A Presso?

Quais doenças faz subir a presso

A pressão alta (hipertensão) é uma doença crônica caracterizada por níveis de pressão arterial persistentemente acima de 140 x 90 mmHg. Na maioria dos casos, pressão alta não provoca sintomas, mas algumas pessoas podem sentir dor de cabeça, alterações da visão ou tonturas.

Para complementar o tratamento orientado pelo médico também existem alguns remédios naturais que ajudam a regular a pressão arterial. Alguns exemplos são a água de alho, o chá de folhas de oliveira ou o chá de valeriana. Veja mais remédios caseiros para pressão alta.

Principais sintomas

Nestas situações, além da queda da pressão arterial também podem surgir outros sinais como desconforto no peito, cansaço excessivo, sensação de falta de ar e suores frios, por exemplo. Confira 12 sintomas que podem indicar problemas cardíacos.

O que fazer: a reidratação deve ser feita com soro caseiro para ingerir a água que está faltando no organismo junto com minerais, porém, caso a desidratação seja grave, deve-se ir ao hospital, pois pode ser necessário receber soro diretamente na veia. Veja melhor o que fazer em caso de desidratação.

O que fazer: caso exista histórico de problemas cardíacos na família ou caso se suspeite de alterações no coração deve-se consultar um cardiologista para identificar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado.

Causas

Causas

Quando existe alteração na produção de hormônios pela tireoide ou pela glândula adrenal, por exemplo, pode existir dilatação dos vasos sanguíneos, o que acaba causando uma queda acentuada da pressão arterial.

O que fazer: quando se suspeita de anemia é muito importante consultar um clínico geral, para identificar a causa correta da anemia e iniciar o tratamento correto. No caso de deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, deve-se fazer suplementação com estas vitaminas e aumentar a ingestão de alimentos como salmão ou bife de fígado.

A pressão alta surge sempre que existe alguma alteração que cause dificuldade para o sangue circular nos vasos sanguíneos, aumentando o esforço que o coração precisa fazer para que o sangue circule corretamente.

Hipertensão durante a gravidez

No entanto, a pressão alta é uma doença silenciosa e, normalmente, não causa qualquer sintoma, exceto nos casos mais graves. Por esse motivo, é comum que se tenha pressão alta por vários anos antes que o diagnóstico seja feito. Veja mais sintomas de pressão alta.

No entanto, dependendo da causa da pressão baixa ou se a hipotensão leva a alguma complicação, o obstetra poderá recomendar iniciar tratamento farmacológico, com suplemento de vitaminas ou minerais, por exemplo.

Uma complicação que pode surgir com o aumento da pressão arterial durante esta fase é a pré-eclâmpsia, que é caracterizada por um aumento constante da pressão arterial e lesões em diferentes órgãos do corpo, especialmente rins, pulmões e fígado, além de aumentar o risco de prematuridade e aborto.

Principais causas

Principais causas

Quando surgem sintomas de pressão baixa é recomendado deitar a pessoa e levantar as suas pernas, permitindo que o sangue chegue até ao cérebro. Caso os sintomas se mantenham por mais de 10 minutos, deve-se chamar ajuda médica, ligando para o 192, ou levá-la a um pronto-socorro.

O tratamento para hipertensão varia de acordo com o seu tipo. No caso da hipertensão secundária é muito importante identificar a causa e iniciar um tratamento direcionado para a doença ou problema que está na origem da pressão alta.

Calculadora online de pressão arterial

Em caso de pressão alta é recomendado realizar atividade física regularmente por, pelo menos, 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana. Os exercícios mais direcionados para manter a saúde vascular são os aeróbicos, como corrida, caminhada, ciclismo ou natação, por exemplo. Confira outras formas naturais de baixar a pressão alta.

Em caso de suspeita de pressão alta, é recomendado consultar o cardiologista. O tratamento pode envolver cuidados com a alimentação, como redução na quantidade de sal, perder peso, fazer atividade física e usar remédios para controlar a pressão alta.

O que fazer: caso se tenha uma infecção em algum local do corpo e se apresente queda repentina da pressão arterial com sintomas como fraqueza, tonturas e sensação de desmaio, é importante ir rapidamente ao hospital para iniciar a administração de antibióticos diretamente na veia.

Como confirmar o diagnóstico

Alterações no funcionamento do coração também podem causar diminuição da pressão arterial por causar redução da quantidade de sangue que circula no corpo. Os problemas mais comuns incluem insuficiência cardíaca, alterações das valvas cardíacas e arritmias.

Além disso, a pressão alta também é mais comum em pessoas mais velhas devido à diminuição da elasticidade dos vasos sanguíneos que acontece naturalmente com o envelhecimento.

Alguns médicos podem também pedir que a pessoa faça algumas medições em casa ou na farmácia, para descartar a hipótese de a pressão arterial estar aumentada no consultório devido à síndrome do avental branco.

Quando ir ao médico

A pressão alta faz com que o coração precise se esforçar mais para conseguir enviar o sangue para todo o corpo. Quando isso acontece por vários anos seguidos, podem surgir problemas como insuficiência cardíaca, arritmia e angina de peito.

No entanto, é esperado que a pressão diminua pouco tempo depois dessas situações. Caso a pressão se mantenha alta por vários dias ou aconteça com frequência e sem uma causa aparente, é importante consultar um médico para uma avaliação.

Assim, é importante dar preferência para frutas, vegetais, cereais e proteínas magras, como carnes brancas e peixe, por exemplo. Saiba como deve ser a dieta para pressão alta.