Quais Benefcios Da Rom?

Quais benefcios da rom

A romã é uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de câncer, e a controlar a pressão alta, além de ter efeito anti-inflamatório e antisséptico, ajudando a aliviar a dor de garganta, por exemplo. 

Tireoidite de Hashimoto: o que é, causas e sintomas

Inflamações de garganta e afonia são comuns, mas poucos sabem que o chá das cascas da romã tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que combatem os microorganismos que causam as inflamações. Fazer três gargarejos ao dia ajudam a aliviar a inflamação.

A romã é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes que também atuam inibindo o crescimento de bactérias ruins e aumentando o número de bactérias boas no intestino. Esta função ajuda a equilibrar a flora intestinal, melhorando a absorção de vitaminas e minerais pelo órgão, além de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo problemas de saúde como gripes, diarreia e herpes, por exemplo.

A casca da fruta e o caule da romã são muito eficazes para prevenir e melhorar inflamações na garganta, como laringite, faringite e amigdalite. Para se ter os benefícios da romã na garganta, pode  fazer o chá com as cascas da fruta e fazer gargarejos 3 vezes ao dia. Veja como preparar o chá da romã para dor de garganta.

Informação nutricional da romã

Informação nutricional da romã

“O uso de plantas medicinais com finalidades fitoterápicas é milenar. Nos últimos anos, com apoio da Organização Mundial de Saúde [OMS], as pesquisas científicas estão evoluindo e seu emprego, valor e aceitação têm aumentado significativamente”, contextualiza Carlota. 

Além do chá, também pode-se utilizar o suco de romã, que é feito apenas batendo  1 romã com 1 copo de água no liquidificador e bebendo em seguida, de preferência sem adicionar açúcar. 

Além do chá, também pode-se utilizar o suco de romã, que é feito apenas batendo  1 romã com 1 copo de água no liquidificador e bebendo em seguida, de preferência sem adicionar açúcar. 

Bronquiolite: o que é, veja sintomas e quais os tratamentos

A romã é uma fruta levemente doce e as sementes podem ser consumidas in natura ou utilizadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule da fruta podem ser usadas para fazer chás. Como suplemento alimentar, é comum a indústria usar o extrato desidratado da casca e também o óleo concentrado das sementes da romã para prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o sistema imunológico.

O suco de romã prolonga a vida dos fibroblastos, substancias responsáveis pela produção de colágeno e elastina no corpo e pela regeneração celular. Portanto a ingestão continuada do suco pode promover uma pele mais tonificada e saudável, inclusive porque a sua ação ocorre tanto na camada superior da pele, quanto nas camadas mais profundas. Ele age na regeneração das manchas e melhora a aparência das marcas de expressão. Tais substâncias também agem na composição dos cabelos, deixando os mais fortes e prevenindo a queda.

Páginas

Páginas

No caso das mulheres, onde o câncer de mama é o mais incidente, o extrato de romã mostrou, em testes preliminares, que pode inibir a reprodução das células cancerígenas e mesmo matar parte delas. Embora ainda sejam evidências preliminares, ao que tudo indica o suco de romã pode ser realmente um potencial inibidor do crescimento das células cancerígenas assim como um diminuidor do risco de morte por estes tipos de câncer.

A romã tem propriedades antioxidantes que, de fato, retardam o envelhecimento da pele e favorecem a saúde das mucosas, do cabelo e das unhas. “Ela favorece o viço natural da pele, a hidratação, além de ser muito rica em algumas vitaminas que compõem a nossa pele, nossa saúde elástica, como piridoxina e tiamina. Por isso é tão famosa na questão estética”, diz Cris. 

Diverticulite: o que é, quais os sintomas e tratamentos

Os benefícios da romã à saúde são inúmeros e conhecidos ha milênios pelas populações do oriente médio, de onde a planta é originária. No Egito, foram encontradas romãs em tumbas de faraós e acredita-se que os descendentes a colocavam para garantir ao morto a esperança de uma nova vida, tamanha era a sua crença na relação da romã com a saúde das pessoas.

Por segurança, a romã não é recomendada para crianças menores de 2 anos. Assim como deve ser evitada a ingestão por gestantes, mulheres que amamentam e pessoas que tenham gastrite, já que pode irritar o estômago.

O suco da romã é rico em compostos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue, prevenindo algumas doenças do coração, como infarto, arritmia e aterosclerose. Além disso, o suco da fruta também ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue, um tipo de gordura que, em excesso, aumenta o risco de doenças cardíacas.

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

O suco fresco da romã é rico em antioxidantes que, além de outros benefícios, ajudam a melhorar as funções do pâncreas, que é o órgão responsável pela produção do hormônio insulina no organismo. Esta propriedade da fruta ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes e ajudando a controlar a glicemia em quem já tem a doença.

Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória.

Hospitais Gonzaguinhas de Fortaleza: quando buscar, serviços oferecidos e como ser atendido

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Embora a infusão e o chá de romã sejam popularmente usados para tratar doenças do estômago e trato intestinal, somente estudos recentes explicam o porquê da sua eficácia. O seu efeito antidiarreico e na disenteria se deve aos taninos, substâncias que dão o sabor amargo da casca da romã. Eles aumentam a reabsorção de água e cloreto de sódio, reduzem a secreção mucosa, e inibem da prostaglandina (substância que causa um aumento dos movimentos intestinais e que pode diminuir a consistência das fezes e aumentar o número de evacuações), liberada na mucosa intestinal.

Ajuda a reduzir doenças, como aterosclerose e osteoartrite, conforme dito anteriormente, seu suco reduz o espessamento e endurecimento das artérias, também das cartilagens e articulações fazendo com que essas doenças possam ser curadas ou reduzidas com sua ingestão.

Tendinite: o que é, causas e como tratar

 Tendinite: o que é, causas e como tratar

Além disso, os extratos da fruta têm sido usados como suplementos para fortalecer o sistema imunológico de quem tem doenças inflamatórias como artrite reumatoide, doença pulmonar obstrutiva crônica ou doença inflamatória intestinal.

O Método Bodyscience, aplicado em todos os planos de tratamentos que visam a eliminação de gordura ou qualquer outra problemática, é altamente diferenciador em relação a todas as soluções que encontra no mercado.

Para que serve o suco da romã?

Aliada da digestão O suco de romã pode reduzir a inflamação no intestino e melhorar a digestão. Ainda, pode ser especialmente benéfico para pessoas com doença de Crohn, colite ulcerativa e outras doenças inflamatórias intestinais.

Quais as vitaminas da fruta romã?

Uma romã média (150g) tem cerca de 105 calorias. Contém vitaminas do complexo B, como ácido pantatênico, ácido fólico e piridoxina, além de vitamina K e minerais como cálcio, cobre e manganês. É uma boa fonte de potássio, vitamina C e fibras, assim como vitaminas e minerais.

Como se utiliza a romã?

Ela pode ser consumida in natura ou em forma de suco. Também pode-se colocar as sementes da romã na salada e usar o suco para fazer molhos, vinagretes e geleias, pois ele garante um ótimo sabor.

Como se come a fruta romã?

Como comer a Romã fresca As sementes podem ser consumidas juntamente com a polpa da fruta, ou simplesmente jogadas fora enquanto se come. No entanto, consumir as sementes aumenta a quantidade de fibras e de antioxidantes da refeição, o que ajuda a trazer mais nutrientes para o organismo.

Faz mal comer romã?

Aliás, vale ressaltar que a romã está entre as frutas mais saudáveis do mundo! A casca da romã não é comestível (mas serve para fazer chás riquíssimos), contudo dentro da fruta há sementes comestíveis e deliciosas. É possivel, inclusive, fazer sucos supersaborosos com as sementes.

Qual a melhor forma de consumir a romã?

Como comer a Romã fresca As sementes podem ser consumidas juntamente com a polpa da fruta, ou simplesmente jogadas fora enquanto se come. No entanto, consumir as sementes aumenta a quantidade de fibras e de antioxidantes da refeição, o que ajuda a trazer mais nutrientes para o organismo.

Como fazer refresco de romã?

Modo de fazer Corte a romã em 4 partes e mergulhe na água (as sementes vão se soltar mais facilmente da pele e da casca). Bata as sementes no liquidificador com a água e a uva passa. Coe e beba em seguida.