A Pesquisa de Ação Participativa ou IAP faz parte de uma família de metodologias de pesquisa (pesquisa-ação, aprendizagem-ação, etc.); cujo objetivo é perseguir, ao mesmo tempo, a ação e os resultados da pesquisa.
Sobre as metodologias participativas na extensão rural, podemos entendê-las como métodos que auxiliam técnicos e extensionistas nos trabalhos com as comunidades; instrumentos de trabalho que podem contribuir para o entendimento das necessidades básicas do indivíduo ou de uma comunidade, levando em conta suas aspirações ...
Agentes externos definem os problemas e as formas de obter informações, controlando, assim, a análise. Tal processo consultivo não permite que a tomada de decisão seja compartida.
O objetivo da Extensão Rural é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.
“Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, ...
Produção de alimentos com tecnologia e sustentabilidade, famílias rurais e pesqueiras com mais qualidade de vida e maior renda, novas gerações permanecendo na propriedade rural e assumindo o empreendimento familiar por opção.
A assistência técnica e a extensão rural (ATER) são serviços fundamentais no processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária, pois é um instrumento de comunicação de conhecimento de novas tecnologias, geradas pela pesquisa, e outros conhecimentos1.
A assistência técnica é o conjunto de atividades que permitem a comunicação, capacitação e a prestação de serviços aos produtores rurais, tendo em vista a difusão de tecnologias, gestão, administração e planejamento das atividades rurais preservando e recuperando os recursos naturais disponíveis.
O programa oferece orientações sobre técnicas de planejamento e manejo dos cultivos, além de beneficiamento da produção, com o objetivo de tornar mais enérgica a produção sustentável dos sistemas agrícolas nas unidades produtivas.
O profissional dessa área visa estimular e animar as pessoas para um desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, apresentar as melhorares formas de oferecer ajuda aos agricultores, além de repassar conhecimentos sobre os principais programas oferecidos pelo governo para fortalecimento da produção familiar da ...
Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER, cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, e dá outras providências.
I - promover o desenvolvimento rural sustentável; II - apoiar iniciativas econômicas que promovam as potencialidades e vocações regionais e locais; III - aumentar a produção, a qualidade e a produtividade das atividades e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive agroextrativistas, florestais e artesanais; ...
O caso mais típico e emblemático desta situação é a do agente de ATER que vincula sua ação ao crédito rural: aqui a habilidade do técnico para escre- ver, contabilizar, calcular, saber as regras dos bancos, elaborar o projeto, entre outras atribuições a ele inerentes, coloca-o como privilegiado frente ao agricultor, e, ...
"Hoje, a ATER fornece informações sobre acesso ao crédito, a programas como Luz para Todos, que melhoram a vida no campo, ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, que ajuda a comercializar a produção. Tudo isso revigora e reorienta o produtor familiar.
O credenciamento é norma imprescindível para o processo de contratação de entidades executoras de serviços de ATER, conforme preceitua a Lei nº 12.
Para o MDA, o principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.
Extensão Rural completa 50 anos no Amazonas e comemora resultados de tecnologias incentivadas na agricultura familiar. A Extensão Rural, responsável em levar assistência técnica, tecnologias e políticas públicas para famílias rurais que trabalham com as atividades agropecuárias, completa 50 anos no Amazonas.
A Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, tem um papel muito importante para o fortalecimento da agricultura familiar, o Brasil cresceu muito nesta modalidade de prestação de serviço, mas ainda há muito o que ser aprimorado, sua tamanha importância esta regulamentado na Lei n°12.
QUAL A MISSÃO DA PNATER ? Participar na promoção e animação de processos capazes de contribuir para a construção e execução de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Dia do Extensionista A Extensão Rural visa estimular a população rural para que se processem mudanças em sua maneira de cultivar a terra, de criar o seu gado, de administrar o seu negócio, de dirigir o seu lar, de defender a saúde da família, de educar os seus filhos e, de trabalhar em favor da própria comunidade.
Envolve grande número de atores sociais, internos e externos, no desenvolvimento de inúmeras ações, integradas ou isoladas, que resultam em várias atividades com uma gama de dados, informações e produtos que precisam ser organizados, sistematizados e colocados à disposição da comunidade.
Tendo chegado ao auge na década de 1970, a extensão rural brasileira passou por um processo de desmonte nos anos de 1990 e busca atualmente uma nova configuração, resgatando valores presentes em mais de 50 anos de atuação no país.
Qual a principal diferença entre o modelo clássico de Extensão Rural e o modelo difusionista-inovador? a) No modelo clássico havia o feedback dos agricultores para a extensão. ... e) No modelo difusionista-inovador havia o feedback dos agricultores para a pesquisa.
Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Grupo de Trabalho Ater. “Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural: Versão Final: .