· Estados Físicos: os hidrocarbonetos que possuem até quatro carbonos são gasosos à temperatura ambiente e ao nível do mar. Já os que possuem de cinco a dezessete carbonos são líquidos, e acima disso são sólidos; · Densidade: baixa; inferior a 1,0 g/cm3; Não pare agora...
Propriedades dos alcanos
Quanto às propriedades dos hidrocarbonetos, é correto afirmar que: possuem polaridade semelhante à água. ... são solúveis em água. quanto maior a cadeia maior as temperaturas de fusão e ebulição.
Os hidrocarbonetos tanto alifáticos (alcanos, alcenos, alcinos, ciclanos, ciclenos e alcadienos) quanto aromáticos são apolares ou pouco polares, interagindo-se por meio das forças de van der Walls. ... Os alcanos e os cicloalcanos líquidos são mutuamente solúveis e, em geral, dissolvem-se em solventes de baixa polaridade.
As propriedades da matéria podem ser classificadas em físicas (podem ser observadas e medidas sem alterar a composição) ou químicas (transformam-se em outro material). A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Os alcanos apresentam cadeia aberta formada por ligações simples. Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação. Os alcinos apresentam as cadeias carbônicas com ligações triplas.
Na natureza não existem alcadienos simples, mas eles são produzidos em indústrias petroquímicas para serem destinados para a fabricação de polímeros e borrachas sintéticas. O isopreno (2-metilbut-1,3-dieno) é o alcadieno de maior importância, pois ele pode unir-se de diversas formas para formar os terpenos.
Os alcenos mais simples, que apresentam apenas uma ligação dupla, formam uma série homóloga, com fórmula geral CnH2n. Os alcenos são a matéria-prima para vários produtos utilizados em nosso cotidiano: sacos de polietileno, vasilhames de polipropileno, canos de policloreto de vinila (PVC-polivinylchloride).
A fórmula geral dos alcenos é CnH2n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente.
O eteno ou etileno é o alceno mais simples, porém mais importante, sendo um dos produtos mais fabricados no mundo. Ele é obtido pelo petróleo e é produzido nas frutas.
Aplicações. O etileno é usado como: Anestésico: Em intervenções cirurgicas pode ser usado como anestésico moderado. Amadurecimento de frutas: O etileno é produzido naturalmente em plantas, sendo responsável pelo amadurecimento de frutos.