Os anticorpos monoclonais são usados para tratar muitas doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Para produzir um anticorpo monoclonal, os pesquisadores primeiro identificam o antígeno que deve ser atacado.
O domínio variável confere especificidade ao anticorpo. As moléculas de anticorpos podem ser digeridas por enzimas. Quando a digestão é feita pela papaína obtém-se dois fragmentos chamados Fab (fragmento ligante de antígeno), e um fragmento denominado Fc (fragmento cristalizável).
Os mecanismos de defesa do organismo realizam-se devido à existência de células especializadas que fazem parte do sistema imunitário. Para cada tipo de elemento estranho desencadeia-se uma resposta imunitária adequada, designada defesa específica. ...
Os macrófagos são células que pertencem ao sistema mononuclear fagocitário (SMF) e que se originam a partir de uma célula primitiva presente na medula óssea (MO), que por sua vez for orará sucessivamente o monoblasto, o promonócito e o monócito sangüíneo.
Antígenos ( Ag ) -Substância estranha que induz uma resposta imune por causar uma produção de anticorpos e ou linfócitos sensibilizados que reagem especificamente com a substância; imunógeno.
As reações de precipitação envolvem a combina- ção de antígeno solúvel com anticorpo solúvel para produzir complexos insolúveis que são visíveis.