Etapas do processo
A esterilização por processos físicos pode ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.
A equipe deve ser exclusiva do CME; Enfermeiro Coordenador do CME (deve permanecer apenas no CME em sua jornada de trabalho); Enfermeiro Plantonista do CME; Técnicos de Enfermagem capacitados para desempenharem as tarefas do CME.
44 O CME Classe I deve possuir, minimamente, os seguintes ambientes: I - Área de recepção e limpeza (setor sujo); II - Área de preparo e esterilização (setor limpo); III - Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo); IV - Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e V - Área de ...
Centro de Material e Esterilização (CME)
O termo estéril também pode se referir a um ambiente, objeto ou superfície no qual microrganismos são ausentes ou incapazes de se reproduzir. Existem diversas técnicas de esterilização de materiais, como autoclave, chama, forno, produtos químicos bactericidas ou bacteriostáticos, radiação UV, ultrafiltração, etc.
- abrir, alternadamente, as pontas laterais do campo, afastar a ponta do campo, próxima do conteúdo do pacote, segurando-o com uma das mãos e, com a outra, prender as pontas soltas, tendo o cuidado de não contaminar a face interna do campo; a seguir, depositar o conteúdo deste sobre a mesa do instrumentador.
O CME tem papel fundamental no combate às infecções hospitalares. Para tanto, é necessária a operacionalização adequada desse setor para que se garanta a qualidade da assistência indireta prestada ao paciente.
Finalidade CME: Concentrar os artigos e instrumentais esterilizados ou não tornando mais fácil o seu controle, conservação e manutenção. Padronizar técnicas de limpeza, preparo, acondicionamento e esterilização.
E dentre todos os setores atuantes dentro de um hospital, um dos mais importantes é a CME – Central de Material e Esterilização. Vista como o coração do hospital, a CME é a responsável pelo preparo, controle e distribuição dos materiais médicos.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.
A CME pode ser de três tipos, de acordo com sua dinâmica de funcionamento: Descentralizada: utilizada até o final da década de 40, neste tipo de central cada unidade ou conjunto delas é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza; Semi-centralizada: teve início na década de 50, cada unidade prepara ...
Esterilização de materiais por meios físicos
A escolha do método mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de ambos. Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.
Como fazer:
A higienização pode ser feita assim:
As AUTOCLAVES conseguem realizar a esterilização de materiais de metal usando vapor a uma temperatura de 134°C durante 26 minutos (ciclo total de esterilização).