Biografia de Florestan Fernandes. Florestan Fernandes (1920-1995) é um dos sociólogos mais importantes na Sociologia brasileira, e é considerado o criador da Sociologia Crítica no país. Ele foi capaz de aplicar, reinterpretar e criticar as teorias sociológicas clássicas para explicar a sociedade brasileira.
Os principais expoentes destas décadas foram Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes. Darcy Ribeiro dedicou especial atenção à questão indígena no Brasil, Florestan Fernandes desenvolveu trabalhos sobre a questão dos negros do país e criou uma corrente sociológica específica do nosso país.
Nas décadas de 1950 e 1960, os principais temas das pesquisas sociológicas estavam ligados ao trabalho no campo e nas indústrias, as relações de desigualdade e exploração nas relações de trabalhistas, a dependência econômica do mercado externo, a reforma agrária e o fortalecimento de movimentos sociais.
Émile Durkheim
Índice
Resposta
Assim podemos dizer que a principal diferença entre esses sociólogos é o tipo de sociologia que eles seguem, pois Karl Marx é Revolucionaria; A de Durkheim é Positivista; e a de Weber é Compreensiva.
Karl Marx e Max Weber contribuiram muito para a sociologia. ... Marx considerou a divisão social em classes relacionadas com o meio de produção. Basicamente, as classes eram trabalhadores vs burgueses. Já Weber,considerava que as classes se baseavam em poder,riqueza e prestígio.
Para Durkheim as pessoas cooperam entre si, não há luta de duas classes antagônicas, como afirma Marx, e sim há uma divisão do trabalho que insere cada indivíduo na sociedade de uma maneira diferente. ... Já para Marx existem duas classes sociais antagônicas, com interesses diferentes, por isso conflitantes entre si.
Enquanto Durkheim atem-se ao estudo do “fato social”, com a sociedade determinando as ações do indivíduo, Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a “luta de classes” transformando os fenômenos sociais e para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que ...
Enquanto Durkheim atem-se ao estudo do “fato social”, com a sociedade determinando as ações do indivíduo, Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a “luta de classes” transformando os fenômenos sociais e para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que ...
Para marx ele defende a ideia que a classe trabalhadora que via se manifestar e com o propósito de de derrubar os capitalistas e a prática abusiva E para Émile a sociedade prevalece sobre os indivíduos e defende que o melhor método para se explicar a função do "fato social",seria através da observação de maneira ...
O sociólogo francês Émile Durkheim pensa a divisão do trabalho a partir da interação social, que por sua vez, está inserida em uma organização maior: a sociedade. ... Os indivíduos que compõem essas sociedades não compartilham das mesmas crenças religiosas, das mesmas formas de organização e nem das mesmas crenças.
Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.