As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são instituições governa- mentais ou não-governamentais, de caráter residencial, e foram criadas com a fina- lidade de servir de domicílio coletivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade ...
a) Grau de Dependência I - idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de auto-ajuda; ... c) Grau de Dependência III - idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
Assim, para se conhecer o grau de (in)dependência de idosos, torna-se necessário avaliar a sua capacidade funcional, a qual se expressa por meio da avaliação do desempenho das Atividades de Vida Diária. A avaliação da capacidade funcional é relevante e diretamente associada a indicadores de qualidade de vida do idoso.
A pontuação dessa escala é de 0, 5, 10 e 15; a nota é proporcional à independência, quanto maior for a nota mais independente é o idoso. A pontuação máxima é 100, significando independência e, abaixo de 50 significa dependência.
A associação diz que o valor médio dos lares para idosos é de R$ 894. Mas a variação grande: é possível encontrar mensalidades de até R$ 10 mil, o que pode ser explicado pelo reduzido número locais.
Se você decidir por colocar o idoso em um asilo, terá que ser em uma clínica que comprove a idoneidade dos tratamentos, que ofereça um corpo clínico especializado e que proporcione a você a oportunidade de participar do tratamento, dando um dos remédios que ele mais irá precisar nessa fase da vida: o amor.
Para conseguir vaga em um asilo público, o idoso tem que passar por uma triagem na Secretaria de Assistência Social. Tanto ele, quanto os parentes respondem a várias perguntas, são levados em consideração a situação econômica da família, as condições de saúde do hóspede e, principalmente, a vontade de ser acolhido.
Para conseguir uma vaga no centro-dia, o idoso precisa ser encaminhado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da região em mora. O interessado precisa preencher alguns quesitos, como avaliação socioeconômica, e não ter comprometimento cognitivo grave, explica Sandra.
Idoso morando sozinho: o que diz o estatuto? Segundo o artigo 37 do Estatuto do Idoso (Lei , a pessoa acima de 60 anos tem direito a ter uma moradia digna, sendo acompanhada ou não de seus familiares, em uma instituição pública ou privada.
Juridicamente, não há uma idade certa para que os idosos não possam responder mais por si próprios. Para que tal fator se configure é necessário prestar atenção para diversos quesitos. Um deles está relacionado a capacidade cognitiva do idoso.
As pessoas menores de 18 anos são consideradas incapazes e não é necessária nenhuma medida para o reconhecimento dessa incapacidade. Já para considerar um maior de idade incapaz, por ser uma exceção, é necessário seguir as regras da “ação de interdição”, em um processo numa Vara de Família.