Resposta: A grande consequência do Renascimento urbano foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.
A grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.
No feudalismo houve o êxodo urbano (saída em direção ao campo), quando o sistema entrou em crise, ocorreu o movimento contrário, as pessoas saíram em direção às cidades. A crise do feudalismo também foi causada pela emancipação dos servos, que compraram sua liberdade ou fugiam para trabalhar nas cidades.
Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo
Resposta: O principal fator para a decadência do Feudalismo foi o crescimento populacional relacionado com a baixa produtividade, enquanto a população crescia se multiplicando a produção alimentícia crescia se somando. Com esse fator foi desencadeando revoluções dos pobres, colocando pressão contra os nobres.
A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais. ...
Resposta. Devido a diminuição do mercado consumidor e da mão-de-obra, fome (crescimento de mortalidade), epidemias ("peste negra" - que matou um terço da população européia), guerras e outros fatores, o feudalismo entrou em crise.
Resposta. Pois o acumulo de riquezas começou a aumentar, reinos cada vez maiores e mais poderosos, com o Rei querendo mais controle do seu reino, e as moedas de metais preciosos era ma forma de se fazer isso, fora que a servidão como vemos na Alta Idade Média já estava em decadência(troca de favores ou e escambo/troca) ...
b) Os fatores que impulsionaram o renascimento comercial e urbano foram o crescimento populacional devido ao fim das invasões bárbaras, as cruzadas, que reabriram o mar Mediterrâneo e intensificaram o comércio com o Oriente, o desenvolvimento das feiras nas principais rotas de comércio e a intensificação do êxodo rural ...
Os burgos começaram a crescer e a se expandir no fim da Alta Idade Média porque a atividade comercial estava ganhando força, de modo que burgos eram aqueles que realizavam trocas entre os feudos, sendo que posteriormente efetivaram-se como comerciantes.
Os burgos surgiram na Baixa Idade Média, na época da decadência feudal e crescimento comercial e urbano. Os burgos desenvolveram-se pelo processo de troca de produtos entre um feudo e outro. ... Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina.
no caso podemos afirmar que os burgos eram os núcleos urbanos das cidade medievais em que se possibilitava a realização do comércio bem como o desenvolvimento de várias atividades econômicas. isso porque os burgos surgiram no fim da idade média com a derrocada do sistema feudal e com o aparecimento das cidades.
Antigamente qdo n existia banco as pessoas pobres precisavam de dinheiro ai aqueles que tinham emprestavam pedindo juros depois. São banqueiros pq qdo começou havendo gente vivendo de empresta dinheiro eles ficavam o dia todo sentados contando dinheiro e atendendo as pessoas nas longas filas pra empresta dinheiro.
Resposta. Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.
As pessoas migraram em massa para as cidades, que eram chamadas de burgues. Ali havia pequenos mercados, onde comerciantes expunham e trocavam mercadorias. ... Essa mesma burguesia financiará a Revolução Industrial inglesa, no século XVIII, consequentemente abrindo novos mercadores consumidores.
Um exemplo é o do povo fenício, que viveu na região do atual Líbano, no Oriente Médio, e que foi responsável pelo comércio entre vários povos ao longo do Mar Mediterrâneo. ... Assim como os fenícios, os vikings desenvolveram avançadas técnicas de navegação, o que lhes possibilitou tornarem-se famosos comerciantes.
O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.