Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.
A projeção cônica refere-se à representação da superfície esférica da Terra projetada sobre um cone.
Projeção cônica Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente. Na projeção cônica, as distorções próximas ao paralelo de contato com o cone são pequenas e aumentam à medida que as superfícies representadas se distanciam desse paralelo.
As projeções cônicas são as projeções cartográficas mais adequadas para a representação de países em médias latitudes e/ou para a representação de um determinado hemisfério. ... A projeção cônica tangente é ideal para representar alguma área em média latitude, já que ela evita as distorções nesta área.
Projeção cônica é um tipo de projeção cartográfica em que a superfície da Terra é representada, sobre um cone imaginário, que está em contato com a esfera em determinado paralelo, ou em que o cone intercepta a esfera em dois paralelos.
As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.
Johann Heinrich Lambert
Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas? As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos.
Resposta: As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos. São largamente utilizadas para representarem partes de continentes.
Projeção Azimutal: Parecida com a cônica obtém um plano tangente a qualquer superfície da terra, pode ser entendida como se você tivesse tocado uma parte do globo com uma folha de papel e que o espelhou na folha é representado. A sua finalidade é representar regiões polares.
Os meridiano formam linhas retas que convergem nos polos e os paralelos formam círculos concêntricos. A projeção cônica é mais utilizada quando se objetiva representar uma porção de um continente.
R: A característica da projeção cônica e que ela um tipo de projeção cartográfica como um mapa, em que a superfície da Terra e representada sobre um cone imaginário e que está em contato com a esfera em determinado paralelo.
As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.
Resposta: Projeção azimutal = Utiliza-se um plano tangente a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo. É utilizado para representar regiões polares.
As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal. Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. ... O ponto forte da projeção de Mercator é a precisão nas distâncias, sendo usada até hoje.
O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”.
Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. ... Além da representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural.
Resposta: A cartografia é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral.
Pessoa que trabalha ou é versada em cartografia.
A palavra cartografia foi introduzida pelo historiador português Manuel Francisco Carvalhosa, 2º Visconde de Santarém, numa carta datada de 8 de dezembro de 1839, de Paris, e endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen, vindo a ser internacionalmente consagrado pelo uso.
A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser entendida como “formado de novo”. Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.
cartógrafo é um profissional dedicado à cartografia e à produção de mapas, locais, regionais ou globais, da Terra ou da lua, inclusive dos outros planetas.
Analisa, armazena e interpreta dados e imagem de aspectos geográficos para elaboração de mapas cartográficos e cartas topográficas.