Terra Sonâmbula é um romance do escritor africano Mia Couto, que foi publicado em 1992. É considerada uma das melhores obras africanas do século XX. O título da obra faz referência à instabilidade do país e, portanto, à falta de descanso da terra que permanece “sonâmbula”.
Mia Couto (Antônio Emílio Leite Couto) é um escritor moçambicano, nascido em 5 de julho de 1955, na cidade de Beira. Trabalhou como jornalista durante quase 10 anos, porém ingressou na Faculdade de Biologia e, posteriormente, tornou-se professor universitário, profissão que concilia com a sua carreira de escritor.
Beira, Moçambique
Mia Couto define-se como biólogo a tempo inteiro e escritor nos intervalos. É casado e tem três filhos. Vive em Moçambique, onde nasceu.
África
África
continente africano
Moçambique faz fronteira com 6 países da África Austral: África do Sul, Suazilândia, Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e Tanzânia.
O que faz de Moçambique um dos países mais pobres do mundo? ... Numa extraordinária ironia, relacionada com a escassez tecnológica em que vivem os moçambicanos e a era digital em que vive o Mundo, o território tem a maior reserva mundial de um minério raro e muito importante para a indústria electrónica: a tantalite.
Mas um país rico com PIB que alcança patamares significativos precisa repercutir também sobre a renda per capita, o que não acontece no nosso país, e isso nos faz um país de pobres porque a renda dos brasileiros é baixa e somos profundamente desiguais. ... Na América do Sul, o Brasil é o 4º país com mais alto IDH.
Níger: localizado na África Ocidental, o país tem a maior parte de seu território localizada no deserto. A falta de água, alimentos, educação e saneamento é o principal problema social.
Tem mais depois da publicidade ;) A configuração da economia da Ásia Central está largamente ligada ao setor primário, principalmente no segmento da agricultura, pecuária e do extrativismo mineral. Na produção agrícola, destaca-se o cultivo de algodão e frutas.