Madagáscar se encaixa como uma paroxítona, já que sua penúltima sílaba é a mais forte. Uma das regras das paroxítonas diz que toda vez que uma palavra com a penúltima sílaba tônica terminar com a letra "r", ela deve, obrigatoriamente, ser acentuada.
São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O, (primeira regra) e também em ditongos abertos (segunda regra): ÉU, ÉI, ÓI (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra).
Monossílabas: palavras formadas por uma única sílaba. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dissílabas: palavras formadas por duas sílabas.
Como regra acentuam-se os monossílabos tônicos: a) terminados em -a, -e, -o, seguidos, ou não, de s: Exemplos: há, pá, pás, má, más, gás, pé, pés, dê, dês, mês, três, crê, só, nó, nós, pôs, etc.
Os monossílabos podem ser átonos e tônicos, dependendo da intensidade com que são proferidos. ... Os monossílabos átonos são assim considerados pelo fato de não possuírem autonomia fonética. Sendo assim, pronunciados de forma fraca, concebem-se como sílabas átonas do vocábulo seguinte, como forma de apoio.
adjetivo Gramática Diz-se das vogais, sílabas ou palavras destituídas de acento de intensidade: sílaba átona, pronome átono.
Mãe é um monossílabo tónico, mas não é monossílabo que pode ser quer tónico quer átono – depende da sua posição na frase ou enunciado. ... Átonos são aqueles pronunciados tão fracamente que, na frase, precisam apoiar-se no acento tónico de um vocábulo vizinho, formando, por assim dizer, uma sílaba deste.