Cicatrizes Hipertróficas É uma cicatriz elevada decorrente de uma resposta exagerada da pele a uma intervenção cirúrgica ou ferimento, cicatriz essa que não ultrapassa os limites ou a extensão da incisão ou ferimento inicial.
A cicatriz hipertrófica, assim como o quelóide, pode também desenvolver-se a partir de feridas cutâneas provocada por espinha (acne), vacina, picada de inseto, uso de brinco ou piercing, tatuagem ou outros processos inflamatórios da pele.
Tratamento de cicatriz hipertrófica e queloides
A cicatriz hipertrófica (figura 1), tem uma aparência elevada na pele, entretanto, não ultrapassa as margens da cicatriz. Esse tipo de cicatriz surge devido a produção aumentada e desorganizada de colágeno cicatricial.
Tratamento
Pomadas para queloide
Atróficas: pele não é mais igual a normal, pode ser puxada e esticada (distensível), ser profunda, superficial ou não (não distensível) Hipertróficas: são aquelas endurecidas, que não esticam e ficam mais elevada que a superfície da pele.
"Dependendo do tipo de cicatriz, podem ser indicados cremes à base de ácidos como o glicólico, retinoico e salicílico", diz a dermatologista Joana. Também, em alguns casos depois de uma cirurgia, segundo Daher, pode ser recomendado fazer massagens com cremes à base de corticoide.
Quais são as opções de tratamento que existem para as cicatrizes inestéticas?
Se você está tendo dor na cicatriz, ela pode estar relacionada a incisão ou corte, a dores miofasciais, a aderências secundárias a cirurgia. A principal causa de dor pélvica na mulher é de origem intestinal. A sua prisão de ventre pode ser a causa desta dor. Converse com o seu médico.
Sentir dor no local da cirurgia é o problema mais comum. Infecções no local e reações aos medicamentos usados durante a anestesia também são efeitos comuns que podem ocorrer. Outros efeitos colaterais possíveis que podem ocorrer durante e após a cirurgia, incluem: Hemorragia.
Cicatriz Ardendo No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.
Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula O paciente, 12 horas após a cirurgia de vesícula, poderá sentir dor no abdômen ou no ombro, devido à irritação de um nervo que vai do abdômen até ao pescoço. Além disso, o paciente também poderá ter enjoos ou vômitos.
Os Vestígios de dióxido de carbono: Durante a cirurgia da vesícula biliar, ar ou dióxido de carbono é bombeado para dentro da cavidade abdominal. Ele é removido mais tarde. Mas a esquerda sobre os traços de dióxido de carbono pode causar dor abdominal ou dor nas costas ou dor do lado direito após a cirurgia.
Assim, quando é feito o diagnóstico de pedra na vesícula, a cirurgia pode ser programada e normalmente é rápida, durando em média 45 minutos, e necessita apenas 1 a 2 dias dias de repouso e com uma recuperação para as atividades normais em 1 a 2 semanas.
Normalmente há um desbalanço na descarga de bile ao intestino nos primeiros meses após a cirurgia o que poderia levar aos sintomas de inchaço abdominal, cólicas, diarréia, gases etc.
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.
Após a retirada da vesícula biliar a pessoa terá vida normal. Algumas podem apresentar um aumento do trânsito intestinal mas que pode ser temporário ou contornado com o uso de certas medicações.
Depois da colecistectomia, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, portanto, o fígado irá liberá-la de forma direta no intestino delgado para este fazer a digestão dos alimentos.
O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.
A maioria dos pacientes que é submetida à colecistectomia tem uma vida normal após a cirurgia, mas alguns sintomas como gases e fezes amolecidas podem aparecer após a ingestão de alimentos gordurosos.
Mostrar especialistas Como funciona? Relação sexual entra nas mesmas recomendações de atividade física. É recomendado ao menos 7-10 dias de repouso mais acentuado no pós-operatório. Atividades de maiores esforços abdominais, como musculação, esportes de impacto, o recomendado seria entre 60-90 dias.
Após a cirurgia de vesícula biliar (colecistectomia), pedimos aos pacientes que evitem ingestão de gorduras e de bebidas alcoólicas por 30 dias, para um pós-operatório habitual.
Após a cirurgia para retirada da vesícula, é indicado repouso inicial, mas logo que se consiga levantar, após 1 a 2 dias, é possível fazer pequenas caminhadas e atividades sem esforço.