Seu principal uso está relacionado ao controle de qualidade de produtos e matérias, através de técnicas como os Ensaios Não Destrutivos (END), usados para realizar uma inspeção detalhada sem alterar as características dos materiais. A Radiologia Industrial tem sua utilização em diversos setores da indústria.
Listamos SETE atividades que contam com a atuação de um profissional de radiologia industrial.
Os equipamentos de raio x industrial se dividem em dois componentes: o painel de controle e a unidade geradora. O painel de controle é uma caixa onde estão controles, indicadores, chaves e medidores, além de conter todo o equipamento do circuito gerador de alta voltagem.
As Fonte utilizadas – Na Radiologia Industrial as fontes tradicionalmente utilizadas na Gamagrafia Industrial são dos seguintes isótopos radioativos (radioisótopos): Irídio-192, Selênio-75 e Cobalto-60, entre outros.
Radiologia Industrial - áreas de atuação e mercado de trabalho. A Radiologia Industrial é a utilização das radiações ionizantes – radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja é capaz de arrancar um elétron de um átomo ou molécula – com finalidade industrial.
O Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, teve sua origem na década de 60, num pequeno laboratório de dosimetria do Departamento de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), situado nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Para melhorar as condições de proteção radiológica, existem alguns princípios, entre eles está: tempo, distância e blindagem. Tempo: Menor tempo possível de exposição a fonte de radiação. Distância: Maior distância possível da fonte de radiação. Blindagem: Blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.
A importância da proteção radiológica A proteção radiológica é, essencialmente, um conjunto de normas que tem como objetivo garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos trabalhos da área.
Conforme a Portaria 453/98 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS)(1), é obrigatório o cumprimento de normas para funcionamento dos serviços de radiodiagnóstico médico e odontológico, com o objetivo de melhorar a qualidade dos exames realizados, aumentando a confiabilidade dos diagnósticos ...
Resolução que estabelece os requisitos sanitários para a organização e o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista e regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público decorrentes do uso de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas.