A videoestroboscopia da laringe, também denominada estroboscopia laríngea, trata-se de um exame detalhado da laringe, que visa investigar a causa de alterações vocais, buscando possíveis patologias.
Os detalhes da onda mucosa e a imagem com melhor definição da laringoestroboscopia permite afirmar que, para o diagnóstico preciso de rouquidão, o melhor exame é a estroboscopia. A Clínica Imong realiza o exame de Estroboscopia sob a coordenação de especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Se você procura por um lugar que faça esse tipo de exame, a RF Laboratório é o lugar ideal para você. A RF Laboratório realiza a audiometria em SP, contando com excelentes equipamentos de última geração e com profissionais altamente capacitados.
O Hospital Paulista é a única instituição especializada a realizar o exame no Brasil. Você já ouviu falar no exame BERA (Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico)? Possui o objetivo de avaliar a integridade funcional do nervo auditivo e determinar se há ou não um distúrbio na audição e seu grau.
Como o exame é realizado? Após o bebê dormir, o médico coloca eletrodos na testa e atrás das orelhas, além de fones de ouvido. O equipamento utilizado para o exame emite um som que percorre o nervo auditivo até chegar ao cérebro, gerando um potencial evocado auditivo que é recebido de volta pelo equipamento.
O exame é indolor e dura em torno de 45 minutos. Para realização do exame em criança pode ser preciso o uso de algumas medicações para induzir o sono.
A interpretação do exame baseia-se, principalmente, na latência absoluta das ondas e no intervalo de latência entre os picos, este último considerado representativo do tempo de condução neural entre os componentes de cada onda.
Como é realizado? Com o auxílio de eletrodos de superfície fixados na testa e atrás da orelha, é possível captar a atividade do nervo auditivo e das estruturas do tronco encefálico, à medida que o aparelho emite estímulos sonoros.
"Doença retrococlear" é um termo utilizado para descrever topograficamente uma doença que leve a distúrbio da audição e/ou do equilíbrio e que se localize "atrás da cóclea". De forma mais objetiva, seria um problema que atingisse o nervo vestíbulo-coclear em seu trajeto ou o Sistema Nervoso Central.
O P300 é um exame que não tem contra indicação e não provoca desconforto ou dor. É necessário que o paciente se encontre descansado e acordado durante a realização do exame. Para a realização do exame são colocados eletrodos no couro cabeludo ou na testa e nas mastoides do paciente, e fixados por uma pasta específica.
O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) consiste no registro da atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o tronco encefálico, decorrente da apresentação de um estímulo acústico.
O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. Existem dois tipos mais usuais de audiometria, sendo: tonal e vocal (Leia detalhes abaixo).
Os exames de audiometria tonal e vocal devem ser realizados com o paciente dentro de uma cabine com isolamento acústico, usando fones de ouvido especiais conectados ao audiômetro. Em seguida, o examinador passa a emitir diversos sons em diferentes frequências para que o paciente possa identificá-los.
Audiometria vocal: avalia a capacidade do paciente para compreender a fala e tem por objetivo detectar o limiar de recepção e do índice de reconhecimento da fala.
A audiometria tonal testa o grau e o tipo de perda auditiva, já o vocal, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. O objetivo é avaliar a resposta do paciente diante dos sons, emitidos em diferentes frequências para detectar se há perda auditiva e em qual grau se encontra.
O Exame Impedanciometria serve para avaliar a membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio, podendo identificar e/ou avaliar infecções, disfunção tubária e reflexos auditivos. É também um exame de rotina para cirurgia no ouvido e usado para confirmar resultados de audiometria.
A RF Laboratório realiza um completo exame audiometria tonal e vocal. Para a elaboração do exame, contamos com fonoaudiólogos extremamente capacitados, responsáveis pela realização do exame com o máximo de qualidade.
Por isso, uma excelente alternativa é fazer o exame pelo MEDPREV, que reúne clínicas que oferecem a impedanciometria por preços populares.
A Audiometria é um exame realizado pelo fonoaudiólogo e serve para medir os limiares auditivos. A Audiometria Tonal Limiar com Testes de Discriminação mede os limiares através de sons (tons) em frequências específicas, avaliando a mínima intensidade na qual o indivíduo é capaz de responder ao estímulo sonoro.
Legalmente a audiometria pode ser realizada por médico(a) ou fonoaudiólogo(a), e do ponto de vista ocupacional isto está previsto na Portaria 19/98 de MTE/SSST. O médico, com qualquer formação, poderá realizar audiometria, desde que esteja devidamente capacitado, uma vez que todos estão habilitados.
A acufenometria é o exame que identifica o tipo (frequência sonora) e a intensidade (volume) do zumbido. Ela é feita com o paciente sentado dentro da cabina com isolamento acústico, usando fones de ouvido específicos para receber as instruções e responder adequadamente.
Audiometria. - Estar com os ouvidos e condutos auditivos limpos; - Repouso auditivo de 14 horas. Evitar sons muito altos por período prolongado (Por exemplo: Caixa acústica, fone de ouvido, barulho de motor, fábrica e etc.); - Evitar fazer o exame se estiver resfriado, ter mergulhado ou com dor de ouvido.
Confira 5 dicas para preservar sua audição