No seu uso medicinal, além das propriedades digestivas, a chicória também tem propriedades diuréticas e evita o acúmulo de líquidos no corpo, ajudando, por exemplo, a prevenir infecções no trato urinário e pedras nos rins. Ela ainda tem ação depurativa, ajudando a manter o organismo saudável e livre de toxinas.
Em razão do sabor amargo eliminado durante a fervura, a catalonha deve ser cozida por muito tempo com bastante água. Ao prepará-la, escorra bem antes de adicionar tempero. Além das folhas, os talos também são utilizados, pois contêm muitas vitaminas e sais minerais.
A mostarda é muito perecível e preferencialmente deve ser consumida no dia da compra. Se não for consumi-la imediatamente, lave as folhas em água corrente, descarte as folhas com defeitos, escorra o excesso de água e acondicione-as em vasilha ou saco de plástico. Mantenha-as em geladeira por até cinco dias.
Corte os talos mais grossos com uma faca. Deixe de molho em água com hipoclorito de sódio por alguns minutos. Seque as folhas e separe as amareladas e danificadas. Agora é só consumir ou guardar na geladeira em potes ou sacos plásticos.
Lave bem as folhas antes de guardar
Pode congelar Ora-pro-nóbis? Sim, você pode congelar as folhas de ora-pro-nóbis para durarem mais tempo, mas ela perde um pouco das suas propriedades de quando estava fresca. Você pode colocar as folhas direto em um saco plástico de congelamento e levar ao freezer.
Para saber como consumir e incluir ora-pro-nóbis na sua rotina é muito simples, pois ela pode ser utilizada em receitas de chá ou suco, além de facilmente poder ser incluída em sopas, caldos, cremes e pães.