Os Mares de Morro formam um domínio morfoclimático brasileiro localizado na maior parte das áreas litorâneas do país, do Nordeste ao Sul. Os Mares de Morro configuram um tipo de domínio morfoclimático do Brasil conforme a classificação elaborada por Aziz Ab'Saber.
Na Amazônia são encontradas três principais formas de relevo: planícies, representadas pelas áreas inundadas pelos rios; planaltos, representados pelas regiões de serras; e depressões, como a região das depressões norte e sul amazônicas.
Relevo: faixa de planície perto do rio Amazonas; planaltos a leste e depressão em grande parte do território. Ponto mais alto: Pico da Neblina (na serra Imeri) com 2.
A planície do Rio Amazonas possui altitudes que varia de 100 a 200 metros acima do nível do mar e na Depressão Marginal Norte-Amazônica atingem entre 200 e 300 metros.
Geografia do Brasil A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono.
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em: Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
O Cerrado tem como característica a formação arbustiva e herbácea, com árvores de porte baixo (de até 10 metros), troncos retorcidos, raízes profundas e vegetação rasteira com presença de gramíneas.
o Cerrado pode ser considerado como o berço das águas do Brasil: ele contribui com oito das 12 regiões hidrográficas do País, com destaque para três: as bacias dos rios Araguaia/Tocantins, do rio São Francisco e do rio Paraná.
Por ser um bioma bastante extenso, a vegetação do Cerrado não possui um único aspecto. ... A vegetação que compõe o Cerrado é formada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. No Cerrado, são encontrados onze principais tipos de vegetações, os quais apresentam grande variedade de espécies.
A flora do Cerrado é bastante diversificada, apresentando plantas com as mais variadas particularidades. Apesar das diferenças, a maioria das espécies apresenta certas características em comum: árvores de pequeno porte, caule retorcido e casca e folhas grossas.