Instituída em 1808 no Rio de Janeiro e depois implantadas em todos os estados brasileiros, são chefiadas por Delegados Gerais de Polícia ou Chefes de Polícia, que comandam, por sua vez, os Delegados de Polícia circunscricionais, dirigentes de cada unidade chamada de delegacia ou Distrito Policial.
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, anunciou nesta terça-feira (6) a troca na direção-geral da Polícia Federal. O indicado é o delegado Paulo Maiurino, que substituirá Rolando de Souza.
Paulo Maiurino
R$ 19.
Delegado da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Enquanto esteve na corporação, também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e chefiou a divisão de combate a crimes financeiros na superintendência da PF em Rondônia.
O presidente da República, Jair Bolsonaro participou da solenidade de posse do Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.
Rolando, também referido como Roldão (Roland em francês e alemão, Rolando ou Roldán em castelhano, Orlando em italiano, Rotllà ou Rottlant em catalão) é um personagem da literatura medieval e renascentista europeia inspirado num obscuro conde que viveu no século VIII, na época da dinastia carolíngia.
Alexandre Ramagem Rodrigues é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ingressou no Departamento de Polícia Federal (DPF) em 2005 e atualmente é Delegado de Classe Especial.
Rodrigo Piovesano Bartolamei
48 anos (8 de maio de 1972)
Perito Criminal Federal