Debaixo da pele dos ursos polares encontra-se uma camada grossa de gordura que os protege do frio. Depois, como em outros mamíferos desta zona, o seu pelo está dividido em duas camadas: uma inferior e outra exterior. A camada exterior é mais forte para proteger a camada interior mais fina e densa.
2) Durante o verão sua pelagem fica mais amarelada devido a oxidação provocada pelo sol, servindo como uma camuflagem. 3) A pele sob os pelos é bem escura, cobrindo uma camada extra de gordura que faz com que o animal absorva melhor o calor dos raios solares para suportar as baixas temperaturas.
O urso-polar é branco porque vive na neve: Isso é Darwin. O meio selecionou essa característica. Quando se diz que o urso-polar vive na neve porque é branco, está se fazendo uso de uma ideia Lamarckista: o organismo se adaptou ao meio. O urso polar branco foi fruto de anos de seleção natural.
Os pelos não são brancos, são livres de pigmento, ou seja, transparente. Possuem um núcleo oco que dispersa e reflete a luz, muito parecido com o que acontece com o gelo e a neve.
10 curiosidades sobre os ursos pandas Pandas podem passar até 14 horas por dia alimentando-se. Um panda pode defecar mais de 100 vezes em um único dia. Pandas apresentam eficiência digestiva muito baixa, uma vez que seu sistema digestório é muito semelhante aos dos seus ancestrais carnívoros.
Os ursos pandas são animais que apresentam um padrão de pelagem bastante característico, sendo esses reconhecidos facilmente a partir de seus pelos brancos e manchas negras ao redor dos olhos, orelhas, membros e ombros. Esses animais pesam entre 75 e 160 quilos e podem atingir mais de 1,20 m de altura.
Os pandas atingem sua maturidade sexual entre 5,5 e 6,5 anos de idade. O período reprodutivo da fêmea dura de 24 h a 72 h e ocorre uma vez ao ano. O período gestacional do panda pode durar até nove meses e origina, na maioria das vezes, um filhote, com taxa reprodutiva de um indivíduo a cada dois anos.
Possuem ossos grandes e grossos, com um peso superior ao dos animais do mesmo porte. A parte frontal de seu corpo é muito possante, dotando o animal de grande força nas patas dianteiras e nos dentes. Suas patas traseiras não são tão fortes como as dianteiras, razão pela qual os pandas não se locomovem com rapidez.
Ailuropoda melanoleuca
Os mesmos pesquisadores que concluíram que as listas das zebras servem para evitar a picada das moscas constataram que os ursos panda –os únicos que não são monocromáticos– são de cor preta e branca para se camuflarem e se comunicarem.
Fatores ecológicos e sociais do urso panda Como se encontra sob várias condições de iluminação ao longo de um ano, então, para a camuflagem, suas partes brancas são adequadas a um ambiente com neve e, as pretas, a uma floresta escura.