Resposta: Pode ser praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando a intensidade, a duração ou a frequência adequada.
Em seus estudos, a Organização Mundial de Saúde recomenda que, para ter condicionamento físico, um adulto deve praticar: 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana; Atividade de fortalecimento muscular ao menos três vezes na semana.
O Condicionamento físico é uma modalidade de pratica de atividade físico em que o individuo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade.
“Pela prática regular de atividades físicas de forma diária, ocorre a liberação de um hormônio chamado endorfina (conhecido como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores) e da dopamina (que gera efeito tranquilizante e analgésico na pessoa que pratica).
Já a dopamina trabalha na regulação do humor e do estresse, controle das funções motoras, exercício da memória, melhora da concentração e do apetite. Por fim, a endorfina regula funções do sistema nervoso, também garantindo o relaxamento e a reação do corpo à tensão.
Quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas, mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo.
Viu como a leitura na educação infantil é importante para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos? Por si só, esse hábito aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções das crianças e as ajuda a aprimorar suas habilidades comunicativas.