Existe um número — chamado Linha Digitável —, sempre na parte de cima do boleto, com 48 dígitos separados em cinco campos, e é só isso que você precisa anotar e levar para o caixa automático para fazer a operação. Escolha pagamento com código de barras e peça para digitar o número em vez de passá-lo pelo scanner.
Recibo do Sacado É a parte do boleto que ficará em poder do sacado depois de efetivado o pagamento. Desta forma o sacado poderá comprovar o pagamento do título de cobrança.
Em um boleto autêntico, o código de barras que aparece na região superior do documento deve ser o mesmo que aparece na parte inferior. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco emissor do documento — por exemplo, boletos do Bradesco sempre começam com 237, e os da Caixa, com 104.
Para isso, basta acessar o endereço www.contasonline.com.br/fatura. Seu cliente deverá informar o seu e-mail, CPF ou CNPJ para que consiga consultar suas faturas. Após informar o e-mail, clique em "Confirmar". Serão listados todos os boletos vinculados ao e-mail e que foram registrados no banco.
A sequência numérica do código de barras é única, ou seja, não se repete, assim como a digital. Ela é chamada de Número Global do Item Comercial (GTIN) e é a maneira mais acertada de identificar a autenticidade de qualquer produto comercializado.
Outra vantagem do Inbar é que ele verifica a data de validade dos produtos nos códigos GS1 DataBar. Tipos de códigos de barras lidos pelo aplicativo: EAN-13 (13 dígitos) – É o mais utilizado para a identificação de produtos com leitura nos caixas do varejo, não só no Brasil.
A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.
Códigos de país
O que acontece a um remédio vencido? «Normalmente nada», diz Azanza. «Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar».