Quais são os principais monossacarídeos? cite a função de cada um
Frutas com mais carboidrato
As frutas e os vegetais com baixa quantidade de carboidratos são:
Lista de alimentos ricos em carboidratos
Quais são as melhores fontes de carboidratos?
Os carboidratos são um macronutriente essencial e uma valiosa fonte de energia....Uma dieta balanceada deve incluir carboidratos complexos naturais, não processados e ricos em nutrientes, incluindo:
Esses são os chamados carboidratos simples, que são pobres em fibras e em vitaminas e minerais. O consumo elevado desses alimentos causa problemas como aumento da glicemia, alterações na flora intestinal, cansaço, prisão de ventre e aumento do apetite.
Em geral, o consumo de carboidratos deve variar entre 50% e 60% do valor calórico total que a pessoa precisa. Então por exemplo, se uma pessoa precisa ingerir 2000 calorias por dia, pelo menos 1000 a 1200 calorias precisam ser provenientes de carboidratos. Cada grama de carboidrato corresponde a 4 calorias.
Eliminado da dieta os carboidratos refinados pode-se manter entre 100 a 150g por dia de carboidratos saudáveis (batata, cenoura, legumes - raízes e tubérculos) para a manutenção de peso e menos de 100g/dia para perda. Abaixo de 50g ocorre a queima de gordura acelerada.
Para aqueles que têm como objetivo o aumento de massa muscular, a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva sugere a ingestão de 1,6 a 1,7 gramas/kg de peso dia, e para atletas com grande volume corporal a sugestão é de 2 gramas\kg de peso dia.
A dieta Low Carb é definida pela Organização de Diabetes do Reino Unido como uma dieta onde existe uma redução do consumo de carboidratos, devendo-se ingerir menos de 130 g deste macronutriente por dia.
Por exemplo, um alimento que contém 20 gramas (g) de carboidratos totais e 10 g de fibra alimentar possui 10 g de carboidratos líquidos. Esse número final, 10 g, é a quantidade de carboidratos que o alimento contém que o corpo pode digerir em glicose.
A contagem funciona da seguinte forma: de acordo com a alimentação feita pelo diabético, calcula-se a quantidade de carboidratos a serem ingeridos naquele momento e, de acordo com este cálculo, aplica-se uma quantidade determinada de insulina rápida/ultra-rápida.
Exemplo: 1 pão francês pesa 50 gramas, mas ele tem 28 gramas de carboidratos. 1 caqui pequeno = 17g de carboidratos.
O teor de carboidrato pode ser calculado pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens de água, proteína, gorduras, álcool (quando presente) e cinzas.
Conta de somar - É necessário somar todos os alimentos que contêm carboidratos que se vai ingerir numa refeição. Por exemplo: 3 colheres de arroz (40g HC) + 1 fruta média (20g HC) = 60g HC.
É por isso que, na contagem de carboidratos, é preciso desconsiderar as fibras. O resultado disso é o que chamamos de carboidratos livres (o que de fato é absorvido e deve ser contabilizado). Na tabela de composição nutricional dos alimentos, você encontra a quantidade de nutrientes sempre estão para 100g de alimento.
Os carboidratos não digeríveis constituem as fibras alimentares. Os carboidratos absorvidos podem fornecer energia, participar na eliminação de substâncias tóxicas ou serem transformados em proteínas, gorduras, colesterol e outras substâncias importantes para o organismo.
→ Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
O amido, por ser um polímero de glicose, quando sofre a ação da enzima amilase, quebra-se em várias moléculas de glicose. Isso significa que ao ingerirmos alimentos ricos em amido, estamos consequentemente ingerindo glicose.