EQST

O Que Uma Vida Espartana?

O que é uma vida espartana?

Ser um espartano significava ser lutador e ter uma vida simples. Todo o espartano deveria ter alma e coragem de guerreiro. Outra qualidade muito comum do espartano era ter uma vida sem luxo nem conforto. O termo utilizado para definir um espartano era "frugalidade" que significa uma vida de simplicidade.

Como era a estrutura da sociedade espartana?

A sociedade espartana era estamental, que é uma Sociedade onde tem seus níveis sociais (estamentos) divididos e hierarquizados, dando total poder aos membros dos grupos superiores, sem a possibilidade de membros de algum grupo passar para outro.

Como era formada a sociedade espartana Comente sobre cada classe social?

As classes sociais em Esparta dividiam-se em três: Esparciatas, Hilotas e Periecos. Os Esparciatas eram os próprios espartanos detentores do poder político e militar. Monopolizavam as riquezas e eram detentores das melhores e maiores terras. Os Hilotas eram os escravos e pessoas descendentes dos messênios.

Como funcionava a organização social em Esparta?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Quais as principais características da sociedade espartana?

A principal característica da sociedade espartana era que, visava a formação militar de seus cidadãos. Ser uma cidade voltada ao militarismo e à preparação para a guerra é a principal característica da sociedade espartana, onde a saúde física era exigida em todas as classes de cidadãos.

Quais as principais características da educação espartana?

A educação espartana era voltada para a guerra, desde cedo os homens eram treinados para serem guerreiros . Era um educação mais voltada aos assuntos militares. Em ambitos femininos, as meninas eras treinadas e submetidas a intensos treinamentos fisicos, para que gerassem filhoes fortes para o exército.

Quais eram os valores da sociedade espartana?

Sociedade. Esparta era uma cidade muito diferente de Atenas, outra importante cidade-estado da Grécia antiga. Os espartanos não se interessavam por arte ou por filosofia. Ao contrário, eles valorizavam a coragem, a força e a obediência.

Como era a oligarquia espartana?

Que governava de fato a cidade eram os membros da gerúsia, conselho formado por anciãos das famílias mais ricas de Esparta. Cinco magistrados, os éforos, executavam as decisões da gerúsia. Por isso, o governo espartano é chamado de oligárquico, ou seja, governo exercido por uma minoria.

Como era o sistema político espartano?

Aristocracia

Como era a organização política de Atenas e Esparta?

Atenas era democracia. Esparta era aristocracia. ... Atenas era mais voltada para a população, para as artes, para a filosofia... Já esparta ao militarismo, as artes etc.

Como era a educação espartana e ateniense?

A educação espartana tinha como objetivo a perfeição física, a coragem e o hábito de obediência às leis, formando soldados ideais,insuperáveis em bravura. Já a educação ateniense tinha como objetivo a formação e desenvolvimento de personalidade dos meninos.

Como funcionava a educação espartana?

A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros.

Como era a educação na cidade de Atenas?

A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc.

Como era a educação em antenas?

A educação em Atenas era voltada para a formação integral do indivíduo (ou seja, era tanto uma educação para o serviço militar quanto para a governança, o comércio e as artes, sendo bem mais ampla que aquela oferecida, por exemplo, em Esparta).

Qual era a verdadeira intenção da Educação Esparta e ateniense?

Esparta e Atenas deram vida a dois ideais de educação: um baseado no conformismo e no estatismo, outro na concepção, outro na concepção de Paideia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, sociais, alimentaram durante séculos o debate pedagógico, sublinhando a riqueza e fecundidade ora de um, ora de ...

Qual a diferença entre a educação de Esparta e Atenas?

A educação espartana era extremamente voltada ao militarismo, assim como toda a pólis. ... Já a educação ateniense era voltada ao humanismo, com o objetivo de formarem críticos/reflexivos conscientes ao contexto em que viviam.

Qual era o objetivo da educação grega?

A educação grega era um modo de formação que buscava educar o corpo e a mente, a partir das atividades relacionadas com a cultura grega e sua filosofia. Mente e corpo unidos num método que, apesar das transformações ao longo dos séculos, influenciou todo o modo de compreender o papel da educação.

Como era a educação na antiguidade grega?

A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. ... A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos.

Como surgiu a educação na Grécia?

Havia duas formas de educação na Grécia antiga: formal e informal. A educação formal foi alcançada através da frequência a uma escola pública ou por um tutor contratado. A educação informal foi fornecida por um professor não remunerado e ocorreu em um ambiente não público.

Como a educação do homem grego influenciava na educação do corpo?

A Educação Física por sua vez, cultiva o corpo vivo, é ato de formação, análogo ao da escultura. A atividade esportiva exerceu grande influência sobre a formação do homem grego foi considerada como um dos três pilares da educação da criança e do jovem juntamente com as letras e a música (JAEGER, 1992, RUBIO, 2002).

Quais eram as 3 dimensões de ensino e educação do homem grego?

A forma de educação exercida pelos poetas era considerada como uma forma de educação integral, visto que contemplava todas as três dimensões do ser humano: epistêmica (conhecimento), estética (beleza e arte) e ética (moral e política). Um dos mais importantes poetas desse período é o grande poeta Homero.

Como era a educação masculina e feminina na Grécia antiga?

As mulheres e os homens tinham acesso a educação primaria, as garotas de classe social alta podiam ter acesso a um tutor particular, geralmente um escravo de origem grega ou romana, mas tambem podia ser um parente como no caso de Perilla, que foi ensinada na arte da poesia por seu pai o celebre poeta Ovidio, e ...