Uma usina hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos utilizados para produzir energia elétrica por meio do aproveitamento da água dos rios. Para que isso aconteça, a energia potencial gravitacional da água é transformada, antes, em energia cinética de rotação e só depois é convertida em energia elétrica.
As usinas hidrelétricas convertem em energia elétrica a diferença de energia potencial de uma determinada massa de água ao transferi-la entre dois pontos situados a uma altitude ou cota diferentes. ... A energia potencial transforma-se em energia cinética à medida que a água circula pelo conduto.
Quais são os tipos de energia e suas fontes?
As barragens hidrelétricas podem ser construídas com um ou vários tipos de materiais em uma mesma estrutura, entre eles: concreto, terra, enrocamento etc, usualmente utilizados nos empreendimentos das empresas Eletrobras, que têm estruturas consideradas de grande porte.
Uma represa é um grande lago artificial que se forma a partir de uma barragem, ou barreira, que bloqueia ou desvia um curso de água. Pessoas e animais represam água para controlar rios e criar reservatórios, lagos e lagoas.
Barragem de rejeitos é um reservatório destinado a reter resíduos sólidos e água resultantes de processos de extração de minérios. O armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais. As características dos rejeitos variam segundo o tipo de mineral e o processo de beneficiamento empregado.
A Barragem I da Mina do Feijão foi implantada em 1976 e tem como finalidade a contenção de rejeitos finos e provenientes da instalação de tratamento de minério, com reaproveitamento da água no processo industrial.
Barragem é formada para guardar os rejeitos que normalmente é barro,muita água suja. Caso uma rompe pode ser fatal para muita gente ,pois pode destruir o solo .
São as pessoas que em algum momento tomam a decisão errada”, salienta Baldí.