EQST

O Que Uma Substncia Bioativa?

O que é uma substância bioativa?

Substâncias bioativas são moléculas orgânicas de baixa massa molecular que apresentam uma ampla diversidade química e efeitos diversos sobre organismos vivos, sendo associadas às mudanças em seu comportamento, fisiologia ou metabolismo.

Quais são os compostos bioativos?

Alguns exemplos de compostos bioativos são os flavonóides, cafeína, carotenóides, carnitina, colina, coenzima Q, creatina, dithiolthiones, fitoesteróis, polissacarídeos, fitoestrógenos, glucosinolatos, polifenóis, antocianinas prebióticos e taurina.

O que são compostos bioativos PDF?

Os compostos bioativos podem ser definidos como nutrientes e/ou não nutrientes com ação metabólica ou fisiológica específica.

O que são substâncias fenólicas?

66 no. 1 São Paulo 2007. Os compostos fenólicos são estruturas químicas que apresentam hidroxilas e anéis aromáticos, nas formas simples ou de polímeros, que os confere o poder antioxidante. Esses compostos podem ser naturais ou sintéticos.

O que é uma substância antioxidante?

Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.

O que são polifenóis e onde encontrar?

Os polifenóis são compostos orgânicos encontrados principalmente em plantas e frutas, que têm a função de protegê-los contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas.

Qual a importância dos compostos fenólicos presentes nos alimentos para a saúde humana?

Os compostos fenólicos são estruturas químicas presentes em pequenas quantidades nos alimentos de origem vegetal como o azeite de oliva extra virgem. Estes compostos são capazes de exercer efeitos preventivos e curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática.

Quais são os flavonoides?

Também conhecidos como bioflavonoides e vitamina P, os flavonoides são compostos bioativos, ou seja, compostos que agem diretamente em uma célula, tecido e organismo vivo. Nas plantas, por exemplo, eles atuam como pigmentos coloridos e desempenham diversas funções, como a proteção contra raios ultravioletas.

Quais as frutas que contém flavonoides?

Os flavonoides estão presentes em frutas como uva, morango, maçã, romã, blueberry, framboesa e em outras de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola; em cereais e sementes, como nozes, soja, linhaça; além de serem encontrados em bebidas, como no vinho tinto, chás, café e cerveja, e ...

Quais as funções dos flavonoides?

Os flavonoides são uma classe de compostos fenólicos encontrados no reino vegetal. São estruturas químicas que agem na polinização, na proteção contra insetos, fungos, raios ultravioleta e outras funções importantes para o desenvolvimento da planta.

Quais os benefícios da quercetina?

A Quercetina é uma substancia natural que pode ser encontrada em frutas e vegetais como maçã, cebola ou alcaparras, com elevado poder antioxidante e anti-inflamatória, que elimina os radicais livres do organismo, evitando danos para as células e DNA e que combate a inflamação.

O que é a quercetina?

A quercetina é um pigmento que pertence a um grupo de um dos compostos vegetais que chama flavonoide. Os flavonoides são associados a vários benefícios antioxidantes dentro do corpo como doenças cardíacas, câncer, doenças neurodegenerativas entre outros.

Para que servem os bioflavonóides?

Por sua ação antioxidante, os bioflavonoides combatem radicais livres e reduzem a inflamação no corpo, o que também contribui na prevenção de problemas do coração.

Qual fruta tem mais polifenóis?

Embora todas as frutas vermelhas contenham uma dose vigorosa de polifenóis, os mirtilos (blueberries) são os mais ricos da lista. A fruta é fonte de antioxidantes de combate aos radicais livres que protegem o corpo de vários tipos de doenças crônicas.