Potência elétrica é a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico.
A potência elétrica é a medida física que determina a rapidez com que um trabalho é realizado. ... No padrão do Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da potência (P) é o Watt (W), presente em aparelhos como as lâmpadas.
Quanto mais energia for transformada em um menor intervalo de tempo, maior será a potência do aparelho. ... Portanto, podemos concluir que potência elétrica é uma grandeza que mede a rapidez com que a energia elétrica é transformada em outra forma de energia.
Isso nos leva a considerar três tipos de potência: Potência Aparente (S) Potência Ativa (P) Potência Reativa (Q)
Na verdade, a potência reativa depende linearmente da potência ativa através do fator de potência (cosseno do ângulo entre elas). A potência aparente é representada pela soma fatorial dessas. O conjunto forma o que se denomina de Triângulo de Potência.
A potência aparente é definida como a potência total que uma determinada fonte é capaz de fornecer, ou seja, a potência ativa na verdade é a “soma vetorial” da potência ativa com a potência reativa. A unidade de medida da potência aparente é o volt ampère (VA).
Para calcular impedâncias, usa-se uma fórmula matemática simples....Além disso, é a única maneira de calcular a impedância total de um circuito em paralelo incluindo os dois fatores, resistência e reatância.
A relação entre kW, kVA, kVAr é a mesma para qualquer triângulo retângulo. O kVA pode ser obtido tomando a tensão média para as 3 fases e a corrente média para as 3 fases, multiplicando-os e, depois, multiplicando novamente esse resultado pela raiz quadrada de 3 — que é 1,73 para um sistema de energia trifásico.
Basta dividir a potência do equipamento por 1000. Por exemplo: Levando em consideração, um chuveiro elétrico tenha 5500 watts de potência, ao escolher um Gerador de Energia, o mesmo deve ter uma potência de 5.
Para descobrir qual é o seu valor basta dividir a tensão pela corrente, no caso do nosso exemplo é 127 divido por 2, que é igual a 63,5 ohms.
Para calcular a corrente das contatoras podemos usar a norma IEC831-1 que diz que a sobrecarga pode ser de 30% , isto é, o capacitor pode absorver uma corrente 1,3 vezes a nominal. Como a tolerância dos capacitores em média é 10% então temos outro multiplicador de 1,1.
4.
A energia reativa pode ser neutralizada por uma carga capacitiva, assim, o caminho mais seguro para efetivamente corrigir o fator de potência e compensar as cargas indutivas existentes, é fazer a instalação de um banco de capacitores.
No controle automático, os capacitores são agrupados em bancos que funcionam de acordo com a demanda dos maquinários, com correção do fator de potência feita por um relé variométrico, sensível às variações de energia reativa, atuando de forma ideal durante operação.
O aparelho deve ser totalmente desconectado da fonte, e não somente ser desligado. Não lamba os dedos para tocar nos terminais para descarregar o capacitor! Isso irá fazer você receber uma grande descarga elétrica! Não segure o resistor em suas mãos, use um cabo ou fio de teste.
A função mais básica do capacitor é a de armazenar cargas elétricas em seu interior. Durante as descargas, os capacitores podem fornecer grandes quantidades de carga elétrica para um circuito.
Definição: o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética.
O fator de demanda é usado geralmente para o dimensionamento de instalações elétricas, pela análise da simultaneidade de uso dos equipamentos. ... Tipicamente a potência instalada é consideravelmente maior que a potência de alimentação da instalação, que é a demanda máxima de potência no pico da curva de carga.
O fator de potência mensal é calculado com base nos valores mensais de energia ativa (“ kWh”) e energia reativa (“ kVArh”). O fator de potência horário é calculado com base nos valores de energia ativa (“ kWh”) e de energia reativa (“kVArh”) medidos de hora em hora.
Instalação de buffers e/ou banco de capacitores (quando necessário) para correção do fator de potência da instalação; Utilização de produtos com grande eficiência energética, pois estes tipos de produtos, geralmente possuem altos índices de fator de potência e tendem a aquecer menos.
Utilizar e operar convenientemente os equipamentos; Elevar o consumo de energia ativa (kWh) se for conveniente à unidade consumidora; Instalar capacitores onde for necessário; Corrigir o baixo fator de potência por meio da utilização do serviço de técnicos habilitados.
Principais Causas do Baixo Fator de Potência Motores trabalhando em vazio durante grande parte de tempo; Motores superdimensionados para as respectivas cargas; Grandes transformadores alimentando pequenas cargas por muito tempo; Lâmpadas de descargas (de vapor de mercúrio, fluorescente, etc.)
Benefícios da Correção do Baixo Fator de Potência
Corrigir o fator de potência é fundamental em qualquer instalação industrial. Quedas de tensão, perdas, sobrecargas são algumas das conseqüências de um fator de potência baixo numa instalação. Todo profissional que trabalha com eletrônica industrial deve estar atento a esse fato.
0,92
A chamada potência reativa é uma consequência direta do tipo de carga do sistema elétrico. ... Essa corrente não produz qualquer energia real, e no entanto traz os problemas típicos da transmissão de corrente elétrica: Perdas por calor e queda de tensão.
Potência Aparente é a potência total que é entregue à carga, sendo composta pela combinação obrigatória das potências Ativa (ou Real), medida em kW, e a potência Reativa, medida em kVAr. A potência aparente é medida em KVA (KILO VOLT AMPERE).
Potência Reativa: potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar. A figura seguinte ilustra esta definição.
Energia Reativa é a parcela de eletricidade que estabelece e sustenta os campos elétricos e magnéticos de equipamentos de corrente alternada. ... A energia reativa é fornecida por geradores, condensadores síncronos ou equipamentos eletrostáticos como capacitores e influencia diretamente a tensão do sistema elétrico.