Bem, a partir de hoje acabaram-se os índices “feitos à mão”, isto é, nada de andar a escrever no documento os números e depois altera-se uma página e la se anda a mudar os ditos números de página em página.
realmente…isso é um bocado básico, embora mt útil para quem n tem experiencia. Mas pensei q o ppl aqui do pplware já estivesse familiarizado com essas tralhas todas 😀
Depois de marcar todas as entradas de índice, escolha um design de índice e crie o índice concluído. Word coleta as entradas de índice, classifica-as em ordem alfabética, faz referência aos números de página, localiza e remove entradas duplicadas da mesma página e exibe o índice no documento.
Include level number from: aqui definimos Level 1 (depois de definir a opção escolhida vai desaparecer). Não esquecer que vamos dar seguimento ao correspondente nível 1 em que nos encontramos..este parâmetro é definido aqui.
Tenha também em atenção que os portáteis devem ser exactamente iguais, caso contrário existe uma grande probabilidade de haver incompatibilidades e o sistema não chegar a arrancar.
Podes personalizar cada um dos estilos ao teu gosto, de forma a ficar adequado ao conteúdo que estás a criar (útil para publicações académicas, por exemplo, que têm regras muito específicas para tipos de letra e tamanhos de todos os elementos do texto).
Seguindo os passos citados a cima será mostrada uma caixa de diálogo de Índices. Esta caixa possui 3 guias: Índice Remissivo é um índice remissivo lista os termos e os tópicos abordados em um documento, juntamente com as páginas em que eles aparecem. Este poderia por exemplo ser usado para a criação de um Glossário.
Parabéns ao Pedro Pinto e ao PPLWARE por este post. Ficou muito didático para explicar a pessoas que não sabem usar este recurso. Não sei se é de interesse do pessoal do pplware, mas um tutorial do EndNote associado ao tutorial acima seria 90% da estrutura de formatação de um trabalho acadêmico ^^. Fica a sugestão. Abraços
3 – Na janela que abre, configura o nome do estilo, o tipo de letra, tamanho e cor. Podes configurar também o parágrafo para esse estilo, espaçamentos, idioma, entre outras
O Microsoft Word é o editor de texto mais usado em todo o mundo, não só por utilizadores domésticos, mas também no meio académico e empresarial. Nesse sentido, é fundamental teres bons conhecimentos sobre este editor, para tirares o máximo partido dele. Aqui vamos mostrar-te como fazer o índice automático no Word, pois é uma função que te pode ajudar muito no dia a dia.
Tradicionalmente, o índice só era criado no fim da redação e revisão do trabalho, uma vez que qualquer alteração significaria ter de mudar a paginação em muitos itens do índice. Assim, obrigava-nos a apontar tudo à medida que o documento era criado, para depois incluir essa informação no índice.
Atualmente, com a função de índice automático, conseguimos ter o índice sempre atualizado, não sendo necessário tirar apontamentos e evitando esquecimentos e trabalho duplicado (pois ele corrige a paginação e nomes de itens automaticamente).
Isso sempre existiu no word, aliás, existe desde quando o windows era só o word (na altura do pc xt). No word 2007 as coisas só foram um pouco complicadas… de qq forma, o artigo está interessante e muito didáctico. Já agora coloco uma ideia aqui: poderiam ensinar a fazer referências cruzadas (muita gente não sabe que tal é possível) e anotações marginais (ctrl + alt + m). Há muitas utilidades do word que a maior parte das pessoas desconhece. Tempos atrás estive a mostrar como se faz parágrafos no word para um amigo e ele ficou maravilhado com essa função da régua… imaginem a reacção do mesmo quando lhe mostrei a marcação com o ctrl + alt + m? O word ainda é um segredo e muitos julgam que sabem trabalhar com esta ferramenta quando, na verdade, desconhecem 90% da sua capacidade.
O Word é bem chato, sendo um editor de textos, no que diz respeito a criação de índices analíticos e remissivos. O sei por que uso muito estes recursos. O artigo é bom, não tiro o mérito, mas é superficial para alguém que precise de algo mais profissional, para torna-lo completo seria necessário abordar a numeração ou não das páginas, vários níveis de numeração de página por seção e a própria inclusão do índice em si.
obrigado pela dica… eu ainda trabalho com o word anterior e não sei como fazer indices utomáticos… ando a fazer experiências a ver se consigo… mas não está fácil… se der para fazer um da anterior versão… era excelente…
O índice automático é apenas um dos muitos recursos que o word tem a oferecer. Desde a verificação ortográfica e gramatical até a inserção de tabelas e gráficos, o word é uma ferramenta poderosa que nos permite trabalhar com mais eficiência e eficácia. Então, se você ainda não explorou todos os recursos do word, nós encorajamos você a experimentar e descobrir tudo o que esta ferramenta pode fazer por você.
Esse tutorial é extraordinário, parabéns ao criador, o passo a passo muito bem detalhado não dificuldades…………………………………..
O próximo passo é incluir de forma automática o índice. Definimos no nosso documento onde o pretendemos colocar e depois vamos a References e depois escolhemos Table of Contents.
Com o índice do word automatizado, seus trabalhos ou projetos ficarão muito mais organizados e o conteúdo poderá ser desenvolvido com mais ordem. Mas e se não houver um modelo ou estilo adequado ao seu gosto? Nesse momento você pode começar a personalizá-lo e, para isso, siga estes passos:
Segundo as normas ABNT para os trabalhos acadêmicos devem-se manter as configurações padrão. Caso haja qualquer alteração no trabalho que comprometa a disposição das páginas ou caso seja adicionados novos tópicos, o sumário não precisa ser refeito este pode ser apenas atualizado através da Opção Atualizar Campos.
Eu tenho que deixar aqui um abraco do tamanho do mundo. Andei anos a procura desta funcionalidade mas um pouco por achar que estas funcionalidades fossem muito complicadas de definir acabei por evadir-me da busca. Estou tao feliz que so me apetece e fazer indices de tao facil que e. Muito obrigado!Ainda por cima na nossa lingua, e eu que ate trabalho em Inglaterra!!!
Se Utilizar o Norton Ghost tenha em atenção que depois irá precisar de um CD de arranque do Norton Ghost para que possa aplicar a imagem criada no outro portátil, pois a imagem que irá criar em DVD não poderá ser usada como Live-CD.
Quando você cria um índice analítico, o Word procura pelos títulos especificados, classifica-os por nível de título e exibe o índice analítico no documento. O recurso para criação de Sumário é encontrado dentro do menu Inserir, opção Referências, Índices.
Formatar o texto do índice
Excluir um indicador
Excluir referências cruzadas
Remover o realce de parte de um documento ou de todo ele
Excluir uma página em branco
Vá para Inserir > Cabeçalho e Rodapé. Na lado direito da área em branco na parte superior do documento, selecione Opções > Primeira Página Diferente. O conteúdo do cabeçalho ou rodapé na primeira página foi removido.
Clique no botão "Mostrar/Ocultar" para remover os símbolos de parágrafo. Depois de ter encontrado o botão ¶, tudo o que você precisa fazer é clicar sobre ele, e os símbolos do parágrafo serão desativados. Para ativá-los novamente depois, clique no botão ¶ novamente.