A ginástica acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. Para realização dessa modalidade é necessário controle corporal, equilíbrio, força e flexibilidade. Ginástica é uma palavra origem vem do grego "Gymnastike" e pode ser traduzida como algo relacionado à exercitar o corpo.
A Ginástica Acrobática é conhecida desde 2300 a.C. no Egito. Exercícios acrobáticos foram descritos em pinturas em ânforas, jarras e cerâmicas na Grécia Antiga, o que mostra que este é um dos esportes mais primitivos do mundo.
A ginástica acrobática destaca-se pela beleza dos exercícios executados em solo, acompanhados de música. Ela é dividida nas seguintes categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino (composto por 3 ginastas) e grupo masculino (composto por 4 ginastas).
A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação , flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música que se passa .
Segundo França (2000) a ginástica acrobática desenvolve em seus praticantes melhorias como força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade sem se esquecer do caráter social, onde o trabalho em conjunto é a fonte para a execução de seus movimentos.
Dentre os principais objetivos da Ginástica para Todos, podemos citar os seguintes: Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividade físicas de lazer fundamentadas nas atividade gímnicas; ... Mostrar nos eventos as tendências da ginástica.
A ginástica localizada utiliza exercícios com movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares. Cada série de exercícios deve ser seguida de uma pausa para descanso dos músculos.
A ginástica geral ou ginástica localizada é uma série de exercícios, com grande número de repetições, onde se trabalha grupos musculares diferentes. Esta é uma das modalidades mais requisitadas nas academias.