A estrutura urbana representa o conjunto das infraestruturas que formam o espaço onde se efetiva a aglomeração urbana e ainda o conjunto das instalações dos processos individuais de produção e da reprodução, uso do solo, que ocupam as localizações daqueles espaços (DÉAK, 2001).
Gastar de forma mais eficiente faz todo o sentido em qualquer setor. E isso também pode ser aplicado para reduzir o custo da obtenção de uma infraestrutura melhor. Vamos pensar no caso da eletricidade: a disponibilidade pode ser ampliada com a construção de mais usinas ou com o aumento da eficiência energética.
A falta de infraestrutura é quando esses recursos, fundamentais para o desenvolvimento da economia, são precários ou inexistes.
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
Os sistemas básicos de infraestrutura são divididos em:
Os principais serviços que compõem a infraestrutura são transporte, energia, telecomunicações e saneamento ambiental.
Obras de infraestrutura viária, geralmente, são obras de grande porte, que envolvem diferentes tipos de profissionais e por longos períodos de tempo. O gerenciamento das atividades e de sua inter-relação é complexo e requer profissionais experientes e qualificados.
Veja como estão 5 grandes obras pelo Brasil
Investimentos para assegurar o suprimento de energia elétrica no país a partir de uma matriz energética baseada em fontes renováveis e limpas.
A infraestrutura econômica integra os setores que subsidiam os domicílios e a produção. São eles: a energia elétrica, transporte, telecomunicações, fornecimento de água, habitação, gás natural, telecomunicações, logística de transporte (englobando: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias).
Edifício Millennium Palace
Os 6 problemas mais comuns em gestão de obra (e como evitá-los!)