Resposta. Resposta: Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS. A rosa dos ventos é um instrumento extremamente importante por apontar e dividir os diferentes pontos de orientação cartográficas, conhecidos como pontos cardeais.
Alguns instrumentos utilizados na determinação da orientação cartográfica são a Rosa dos Ventos, a Bússola e o aparelho de GPS.
Os povos antigos se orientava pelas posições das estrelas. Para reconhecer facilmente o céu, eles imaginavam, a partir de certos grupos de estrelas, figuras no céu. Esse grupo de estrelas ocupam determinadas regiões da esfera celestes designadas por constelações.
Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.
Já na Antiguidade, os navegadores faziam uso dos faróis para obterem informações sobre a sua posição nas águas. Por volta de 6200 a.C., um esboço de mapa encontrado na Turquia ganhou o status de mais antigo mapa já produzido.
Os meios mais antigos de orientação eram mapas, bússolas e até mesmo o próprio sol, e os meios atuais são mapas, GPS, possíveis outros.
Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.
Antigamente o homem se orientava pelas Estrelas, depois teve a bússola/rosa dos ventos. E hoje em dia se localiza por todas as maneiras citadas e pelo GPS.
Antes da invenção da bussola, as pessoas se guiavam pelas estrelas, pela posição do sol, pelos ventos, pelo meio ambiente e por mapas. O uso de estrelas era comum, e muito usado para indicar a posição para onde iam, principalmente na diferenciação de norte e sul.
O homem primitivo procurava localizar-se e orientar-se no espaço geográfico para garantir alimentos e abrigos.
Verificado por especialistas Era necessário que criar rotas para conseguirem recursos para os grupos que se formavam, e por isso os primeiros mapas surgiram, a fim de que soubessem sempre onde o recurso estava e o caminho que deveriam fazer até lá.
A localização e orientação no Espaço Geográfico são importantes para encontrar ou chegar até um determinado lugar. No campo da Geografia, o termo lugar é usado para representar o espaço em que as pessoas praticam relações cotidianamente.
Os seres humanos criaram sistemas para determinar direções e encontrar qualquer ponto na superfície do planeta. Os sistemas de orientação determinam a direção a partir de um ponto de saída e outro de chegada.
Agora retomando, a grande importância de se saber localizar geograficamente no espaço terrestre, é devido a navegação. Se você sabe aonde está, poderá determinar aonde quer ir. Ou se você não souber aonde está, o próprio espaço irá te dizer (biomas, pessoas e suas vestimentas, idiomas e muito mais).
A orientação é um importante assunto da ciência geográfica, pois é através dela que conseguimos determinar a localização dos diversos elementos da paisagem geográfica no espaço, quer sejam naturais ou os criados pelo homem.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de ...
localização de um lugar é definida pelas coordenadas geográficas (latitude e longitude) e pela altitude. Sua posição está ligada ao conjunto de relações que foram estabelecidas entre esse lugar e os outros lugares, dentro do espaço geográfico.
Resposta:substantivo masculino Lugar, endereço, data ou acontecimento que serve como referência, determinando e indicando a localização específica e/ou aproximada de alguma coisa, para que alguém se oriente, se guie: o hospital é o principal ponto de referência do bairro; usei a morte do personagem como ponto de ...