A contenção de encostas tem como objetivo a consolidação de inclinações, evitando possíveis deslizamentos. Dessa maneira, a contenção de encostas visa resolver o problema que o local apresenta, através de técnicas apropriadas que se adaptem ao local em questão, como solo grampeado, cortina atirantada, dentre outras.
As contenções são um tipo de obra civil que têm como objetivo providenciar estabilidade contrarruptura de maciços. O princípio do funcionamento da contenção é basicamente o mesmo, independentemente do método. Todas promovem, de alguma forma, o deslocamento da terra e rupturas ocasionadas pelo corte.
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
Aparelhos de contenção Após a retirada de aparelhos fixos, em especial, o paciente ainda deve passar por um período de observação, utilizando um aparelho de contenção até que o correto posicionamento dos dentes se estabeleça. O aparelho de contenção custa, em média, R$ 750,00.
Contenção é o termo utilizado para identificar o período que o paciente usa o aparelho de contenção. O conselho dado a todo paciente é usar o aparelho a noite por pelo menos 30 meses após a remoção do aparelho fixo. Durante este tempo, uma contenção fixa inferior ficará colada atrás dos dentes inferiores.
No consultório, o dentista retira as peças do aparelho que estão coladas nos dentes (os famosos “bráquetes”) um por um, com um alicate especial e específico para isso, com muito cuidado e aplicando a pressão necessária, de maneira que não quebre nem leve junto os dentes e também não cause lesões no esmalte dentário.
Por isso, é necessário usar um passa-fio ou um fio dental com ponta rígida para conduzir o fio entre os dentes e por baixo da contenção. Isso é importante para limpar aquela parte do esmalte que fica em contato direto com a gengiva. Com isso, evita-se a formação de tártaro e a inflamação gengival.