Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes.
Os triângulos são classificados de acordo com a medida dos seus lados e dos seus ângulos. A classificação de triângulos em relação aos lados recebe os seguintes nomes: triângulo equilátero, triângulo isósceles e triângulo escaleno.
Obrigatoriamente, um triângulo pertence a uma das classificações a seguir: Escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes; Isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais; Equilátero: triângulo que possui três lados com medidas iguais.
Triângulo é uma figura geométrica formada por três retas que se encontram duas a duas e não passam pelo mesmo ponto, formando três lados e três ângulos. Para fazer o cálculo do perímetro de um triângulo basta fazer a soma da medida de todos os lados, a soma dos ângulos internos é sempre 180º.