Um trapézio pode ser classificado como trapézio retângulo, quando possui dois ângulos retos; trapézio isósceles, quando os lados não paralelos são congruentes, ou seja, possuem a mesma medida; e trapézio escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes.
Propriedades básicas Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°. A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°. Essa propriedade vale para qualquer polígono, portanto, é válida para trapézios.
Verificado por especialistas. Olá Mayara. O trapézio é um quadrilátero, figura geométrica que possui quatro lados, e a soma dos ângulos internos de um quadrilátero é igual a 360º. Se traçarmos uma linha vertical dividindo o trapézio ao meio, iremos ter, em cada um dos novos trapézios, dois ângulos retos (medindo 90º).
Por ser tratar de um quadrilátero convexo, então a soma dos ângulos internos de um trapézio é igual a 360º.
Dependendo de sua forma, o trapézio é classificado de três maneiras: Trapézio Retângulo: esse tipo de trapézio apresenta dois ângulos de 90°, chamados de ângulos retos. Trapézio Isósceles: também chamado de trapézio simétrico, ele apresenta dois lados congruentes (possuem a mesma medida) e dois lados diferentes.
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Paralelogramos são figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos.
A área do trapézio está relacionada com a área do triângulo que é calculada utilizando a seguinte fórmula: A = b . h (b = base e h = altura).
Sabendo-se que o trapézio é isósceles, então os dois triângulos são iguais ... Apartir disso, sabendo o valor da base maior, da base menor e da altura, podemos descobrir os dois catetos do triângulo retângulo (q dividimos no começo), em seguida, basta aplicar o teorema de Pitágoras (a² = b² + c²) ...
Quando dadas em cm, as medidas dos lados do trapézio ABCD são expressas por números consecutivos. Assim o valor de x é a) 1.
Área = base × altura ou A = b × h. Área = (diagonal 1 × diagonal 2)/2 ou A = (d1 × d2)/2. Exemplo: uma forma de quatro lados apresenta dois lados com comprimento igual a 4 metros. Você pode descobrir a área desse quadrado multiplicando sua base por sua altura: 4 × 4 = 16 metros quadrados.
Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura. Portanto, o valor da área da figura é de 50 cm2.