Ambiente tecnológico se refere aos fatores, tendências e condições gerais que afetam todas as organizações tendo em vista que as organizações são sistemas abertos. Pode-se classificar o ambiente organizacional em cinco dimensões: Tecnológico, Sociocultural, Ecológico, Legal e Macroeconômico.
As variáveis socioculturais, como a própria denominação diz, são fatores de ordem social e cultural que, de alguma forma, influenciam e moldam o comportamento do consumidor e estão relacionadas ao ambiente em que as pessoas vivem, às relações que elas estabelecem e aos costumes que vão adquirindo.
As forças demográficas, econômicas, físicas, socioculturais, político-legais e tecnológicas constituem o ambiente externo ou macroambiente, enquanto os consumidores, concorrentes, fornecedores, concessionários e distribuidores, investidores e o público comum compreendem o ambiente interno ou microambiente.
O que é Microambiente empresarial? O Microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva. Como por exemplo, a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.
Macro-ambiente envolve processos, atividades, instituições e resultados de marketing, no nível da sociedade (Global e Nacional), já o micro-ambiente estuda os processos e atividades de marketing a níveis organizacionais, de produto ou de marca.
O ambiente econômico se refere à economia na qual estão inseridos empresa e consumidores. Em primeiro lugar, permite concluir se o cenário econômico está favorável para o desenvolvimento dos negócios.
- Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. ... Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.
As principais variáveis do macro ambiente são: forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. ... Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.
6a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1,0 Quanto à empresa e seu ambiente externo, devemos considerar sempre o ambiente da tarefa (microambiente) e o ambiente geral (macroambiente).
Muitas coisas podem compor o macroambiente, e elas podem se dividir para facilitar a sua análise....Entre as principais delas, estão:
Macroambiente, onde se acham as variáveis de nível macro, tais como as econômicas, sociais, culturais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais e ecológicas.
A dimensão demográfica do macroambiente refere-se a tópicos relativos às populações, como seu tamanho, localização, faixa etária, sexo, ocupação, entre outros dados estatísticos. Essa dimensão contribui especialmente para o trabalho da área de marketing, uma vez que dá acesso a dados relevantes sobre o público-alvo.
Decisões do governo e da economia e mudanças culturais e tecnológicas, por exemplo, estão fora do controle da empresa e fazem parte do macroambiente empresarial. Apesar de serem externos, eles também influenciam os negócios.
A análise de macroambiente empresarial é realizada para que uma empresa saiba como se comportam as forças do seu macroambiente. Isso significa entender o ambiente demográfico, as questões econômicas, o ambiente natural, o ambiente tecnológico, as questões políticas e legais e, também, o ambiente cultural.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO As forças no ambiente de tarefa resultam das ações de (1) fornecedores, (2) distribuidores, (3) clientes e (4) concorrentes, tanto no mercado doméstico como no mercado externo.
Forças Tecnológicas: As forças ou fatores tecnológicos são os mais difundidos no meio ambiente. ... Os gestores corporativos devem se adaptar a essas mudanças, a fim de sobreviver e prosperar neste ambiente de negócios competitivos e desafiadores. As mudanças constituem ameaças e oportunidades para qualquer empresa.
O Macroambiente é constituído pelas forças sociais mais amplas, que afetam todo o ambiente e geralmente não podem ser controladas, como por exemplo, as forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. ...
O ambiente competitivo existe num contexto global, porque já não se resume às empresas que nos rodeiam, mas sim a todo o mundo. Sendo assim as novas tecnologias, mais precisamente aquelas relacionadas com as “redes”, permitem melhor organização e comunicação entre as unidades de negócio e o mercado.
Ambientes de marketing são todos os fatores externos (de mercado) ou internos (da empresa) que influenciam nos negócios. Esses ambientes, relacionados ao micro e o macroambiente, devem ser estudados, para que a melhor comunicação possível seja criada para atrair o público-alvo.
a) ambiente interno: consiste no conjunto de fatores dentro da cadeia de valores da empresa que podem influenciar o seu sucesso. ... b) o ambiente externo: consiste no conjunto de fatores fora da cadeia de valores da empresa que podem influenciar o sucesso da organização.
Ambiente externo: é a situação na qual as organizações existem e operam, e é composto por elementos que são externos aos limites da organização. O ambiente interno é formado pelos, como trabalhadores, consultores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.
A Análise do Ambiente Interno consiste na definição dos pontos fortes, dos pontos fracos e das competências essenciais da organização. ... No final, os resultados do debate das avaliações e análises acima descritas são registrados nos documentos Análise de Pontos Fortes, Análise de Pontos Fracos e Diferencial Estratégico.
Ambiente interno Geralmente é definido como o ambiente sobre o qual a empresa exerce total controle, isto é, o meio em que ela consegue controlar e agir voluntariamente, afinal, é neste domínio que ela encontra suas forças e fraquezas — ou seus pontos fortes e fracos.
A Comunicação no Ambiente de Trabalho Essencial para o bom funcionamento de uma empresa e melhora na produtividade dos colaboradores, o papel da comunicação envolve querer, planejar e criar objetivos para alcançar o êxito desejado.
Um diagnóstico organizacional, que pode ser também denominado, diagnóstico situacional, permite à organização constatar aonde existam “pontos” de melhoria a serem desenvolvidos, além de uma fotografia bastante fiel e ampla de sua atual realidade.