Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Que ou aquele que, em relação a outra(s), pertence à mesma família por consanguinidade, por adoção ou pelo casamento: “Havia alguns dias que tudo acontecia naquela casa.
O Gnosticismo (da palavra grega gnose: conhecimento) pregava que o mundo havia sido criado por uma divindade imperfeita e que, por isso, a vida na Terra era apenas uma forma maléfica usada para aprisionar o espírito humano e que o bem só seria alcançável em um nível espiritual. ...
No pensamento gnóstico, o demiurgo, criador do mundo é distinto do Deus supremo e em geral considerado mau, enquanto que para Platão o demiurgo é bom: "Ele era bom e, naquilo que é bom, nunca surge inveja de nada; e sendo desprovido de inveja, desejou que todos fossem, tanto quanto possível, semelhantes a Ele".
O deísmo (do latim Deus) é uma posição filosófica que acredita na criação do universo por uma inteligência superior (que pode ser Deus, ou não), através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em vez dos elementos comuns das religiões teístas como a revelação direta, ou tradição.
Explicação: O deísmo (do latim, deus) é uma posição filosófica naturalista que acredita na criação do universo por uma inteligência superior (que pode ser Deus, ou não).
Trata- se de uma análise da prática filosófico-religiosa denominada deísmo. Cujos seguidores acreditam na presença de Deus na natureza e no próprio homem, bastando a razão para encontrá-lo, no lugar dos elementos comuns das religiões teístas como, por exemplo, os dogmas e tradição.
Significado de Deísmo substantivo masculino Sistema que aceita a existência de Deus, mas não acredita na autoridade de igrejas ou de práticas religiosas. Doutrina que tem a razão como base para garantir a existência de Deus, negando a influência da religião ou da igreja.
Resposta: Eles cultuavam Deus, mas sem uma religião. Explicação: A maioria dos filósofos iluministas era anticlerical, pois em suas teses a Igreja e o clero deveriam sofrer grandes reformas.
Podemos afirmar que o Iluminismo surgiu como um movimento e uma ideologia extremamente revolucionária, questionando, entre tantos fatores, as desigualdades presentes e tão marcantes na sociedade, além de voltar o pensamento ao homem, como decisivo nas ações, e não mais a Deus, como era desde os tempos medievais.
2. Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
O que foi o Iluminismo? O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.