O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.
Quanto à ligação, o LED é polarizado. Isso significa que ele possui um terminal positivo (anodo) e um terminal negativo (catodo), conforme mostrado na figura seguinte. Sua simbologia é uma seta com um traço e duas setas menores indicando a emissão de luz.
Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Aqui na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo. No entanto, nos dois casos, na pilha e na eletrólise, no ânodo há a oxidação e no cátodo há a redução.
Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Para permitir a passagem da corrente elétrica, o ânodo do diodo deve estar conectado ao positivo da fonte de tensão e o terminal cátodo deve estar conectado ao negativo da fonte de tensão. ... Quando polarizado diretamente, o diodo permite a passagem da corrente elétrica.
A haste (perna) maior do LED é o lado positivo e a menor é o lado negativo. Você pode ver também pelo lado mais achatado, que é o lado negativo enquanto o lado arredondado é o positivo.
A reposta é bem simples, o resistor não tem um lado positivo e um lado negativo, não há um lado certo ou uma polaridade determinada para ligar um resistor em um circuito. Portanto, você pode inverter o resistor que resistência elétrica continuará a mesma.
A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.
Em série as tensões se somam e a corrente consumida é a mesma. Não há vantagem em ligar leds em paralelo. Como é na linha de 12v, você pode ligar 3 ou 4 leds em série, dependendo do led. Em paralelo você pode ligar muitos, já que uma boa fonte fornece uns 50A ou mais na linha de 12v e um led consome cerca de 20mA.
O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa. O diodo D1 retifica a corrente, pois os LEDs só trabalham com correntes contínuas e D2 protege os LEDs contra os pulsos inversos ou problemas com D1.
Para led azul: Como vai ser muito difícil encontrar um resistor de 300 ohms você pode usar um resistor de valor mais próximo, que é o resistor de 330 ohms.
Logo para esse três LEDs em série um resistor de 150 ohms seria adequado. Para ligação de LEDs em paralelo é recomendado que você use um resistor para cada led. Não se recomenda usar um resistor para todos os LEDs pois pode haver danos a eles. No caso temos um led vermelho, um verde e um azul.
Especificação
Veja que, para os LEDs brancos, como os usados em lâmpadas de LEDs, as tensões variam entre 3,3 e 3,6 V, podendo chegar a 3,8 V para alguns tipos. Isso significa que, se tivermos uma sequência de n LEDs ligados em série, a tensão mínima que precisamos para alimentá-la será de n x 3,8 V.
2- Se ligar um led "para" 3V em 4V ele queima.... todo led necessita de um resistor em série para limitar a corrente elétrica que passa por ele, o led. Essa corrente máxima depende do led (fabricante), geralmente para leds comuns 20mA é suficiente.
A regra básica é que os LEDs em série somasse a tensão imposta a eles. Por exemplo 2 LEDs de 3V ligados em série precisam 6V para ligar. Já em paralelo mantém os 3V para ligar ambos.
A ligação em série poderá danificar a fita. De forma geral, instalar uma fita led é muito simples. Basta conectar a saída da fonte nos terminais da fita led, e plugar a fonte na tomada elétrica. Nenhuma ferramenta é necessária.
Para realizar esta instalação, conecte a fase de alimentação em um dos bornes do interruptor, depois saia com o cabo de retorno do outro borne deste interruptor e vá com este cabo até o borne da fase da primeira carga.
Lâmpadas da casa – Ligação em série ou paralelo? Veja que ao ligar as lâmpadas em paralelo, a tensão em todas elas será a mesma tensão da rede, no caso 127 V. Caso você ligue as mesmas em série conforme o desenho do lado direito (forma incorreta para o caso), a tensão da instalação irá se dividir entre as lâmpadas.
Portanto, a maior evidência de que é uma ligação em série, é que quando queima ou retira uma das lâmpadas toda aquela malha (parte) para de funcionar, pois o fluxo de corrente é interrompido, não havendo um caminho alternativo para a corrente elétrica.