Os diplópodes (Diplopoda) são uma classe do subfilo Myriapoda, vulgarmente conhecidos como piolhos-de-cobra. Vivem em ambientes húmidos, com pouca luminosidade e com material orgânico disponível para a alimentação, podendo ser carniceiros e parasitas de plantas.
Diplópodes. Incluindo o embuá e piolho-de-cobra os diplópodes ou milípedes (mil-pés) como também são chamados animais de lenta locomoção, herbívoros e se enrolam em espiral.
Os diplópodes são representados pelos embuás ou piolhos-de-cobra, assim como os quilópodes, eles apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, com dois pares de patas em cada anel.
Os diplópodes apresentam dois pares de patas por segmentos, e seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Os quilópodes possuem apenas um par de patas e corpo dividido em cabeça e tronco.
Seu corpo está dividido ao menos em cabeça e tórax (e.g. Remipedia) e, na maioria das vezes, também em abdómen; e têm um número variável de pernas. Uma característica distinguível dos crustáceos é a presença de dois pares de antenas. Além disso, eles podem possuir uma carapaça que, inclusive, nomeia o grupo.
O corpo dos crustáceos, é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdome. Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas.
Dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Além disso, grande parte desses animais apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome. Os apêndices dos crustáceos são birremes (bifurcados), diferentemente dos outros artrópodes.
O corpo é geralmente dividido em cefalotórax e abdome, que, nos aracnídeos, pode também receber os nomes de prossomo e opistossomo, respectivamente. ... O abdome não contém apêndices, embora nos escorpiões exista uma par de apêndices sensoriais denominado pente, localizado logo no início do pré-abdome.
O corpo dos insetos é dividido em três regiões : cabeça, tórax e abdome . Na cabeça há um par de antenas. ... O corpo dos aracnídeos divide-se em cefalotórax e abdome. Eles possuem quatro pares de pernas, não possuem antenas e têm um par de quelíceras.
Características físicas As aranhas variam de 5 milímetros a 9 centímetros de comprimento. ... As aranhas têm quatro pares de patas. As patas podem ter garras nas pontas. Algumas espécies usam o primeiro par de patas para tatear o ambiente e localizar presas.
Resposta. Resposta: Geralmente os aracnídeos possuem a característica de apresentarem 4 pares de patas, quelíceras ao invés de antenas, terem o corpo dividido em cefalotórax e abdomen, entre outras características mais específicas.
Resposta. o corpo de todos os aracnídeos é dividido emcefalotórax e abdome. Nos carrapatos e ácaros essas partes são fundidas; e no abdome dos escorpiões há uma cauda, em cuja ponta há um aguilhão, onde o animal guarda o veneno.
Nesta, escorpiões, aranhas, opiliões, ácaros e carrapatos são seus representantes.
Clique aqui e veja quais são as características dos aracnídeos. Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme. Os animais que representam os aracnídeos são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.
O primeiro par de apêndices são as “chelicerae”, também conhecidas como presas. As chelicerae (quelíceras) são encontradas na frente das peças bucais e parecem pinças modificadas. O segundo par são os “pedipalpos”, que funcionam como órgãos sensoriais nas aranhas e como pinças nos escorpiões.
Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax. Nas maioria das espécies, há dois pares de asas, mas há espécies com apenas um par e outros sem asas. CARACTERÍSTICAS: O corpo dos insetos e formado por três regiões: cabeça, tórax e abdome.
Explicação: Os artrópodes são divididos em 5 grupos, sendo eles: Insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes. Sendo desses o único grupo que não possui antenas é o grupo dos aracnídeos.
insetos
Classificação. a) Caracol: Não pertence aos artrópodes, pois é um molusco. Como foi dito anteriormente a característica principal dos artrópodes são as patas articuladas, o que este animal não possui.