Os produtos nitrogenados são formados quando proteínas e ácidos nucleicos são desaminados, ou seja, perdem o grupamento amina.
Conforme essa substituição, elas podem ser classificadas da seguinte forma:
Resposta: As funções nitrogenadas são aqueles compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e nitrogênio.
Funções oxigenadas são compostos orgânicos que possuem, além de carbono e hidrogênio, átomos de oxigênio. As funções oxigenadas são classificadas em: álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados diretos, como ésteres orgânicos e éteres.
As funções nitrogenadas são compostos orgânicos que, além do carbono e hidrogênio, possuem na composição átomos de nitrogênio. Em casos específicos, ainda podem ter oxigênio. Essas funções são classificadas em diferentes formas, sendo as principais: aminas, amidas, isonitrilos, nitrilas e nitrocompostos.
Funções Oxigenadas são um dos 4 grupos funcionais dos compostos orgânicos. Os compostos que pertencem a essa função são formados por oxigênio, sendo os Aldeídos, as Cetonas, os Ácidos carboxílicos, os Ésteres, os Éteres, os Fenóis e os Álcoois.
Resposta. Funções oxigenadas são funções orgânicas que contem átomos de Oxigênio em sua composição. São exemplo de funções oxigenadas: Álcool, Ácido carboxílico, Aldeido, Cetona, Éster e Éter. Funções Nitrogenadas são funções orgânicas que contém átomos de nitrogênio em sua composição.
Amônia. Na industria moderna de fertilizantes, a produção da amônia é a base para a elaboração de todos os outros fertilizantes nitrogenados.
Amônia (NH3): substância muito tóxica que necessita de muita água para ser diluída. Se difunde facilmente através dos tecidos animais. ... O embrião que se desenvolve no interior da casca de ovo dessas classes, produzem ácido úrico - morreriam intoxicados se produzissem amônia ou uréia. São chamados de uricotélicos.
Animais cujo principal produto de excreção é a ureia são denominados ureotélicos. O ácido úrico é o principal excreta dos insetos, caramujos terrestres, aves e alguns répteis, sendo eliminado juntamente com as fezes, na forma de uma pasta de cor esbranquiçada, altamente concentrada.
Como regra, qual é o fator que determina o principal resíduo nitrogenado a ser eliminado pelo animal? Justifique sua resposta. Resolução: O resíduo nitrogenado primário dos animais é a amônia, muito tóxica e muito solúvel, que é eliminada com grande quantidade de água.
Os rins são dois órgãos em formato de feijão e os principais responsáveis pela excreção do corpo. Eles são encarregados de eliminar o excesso de água e substâncias tóxicas do organismo, como a uréia e o ácido úrico, que em altas concentrações podem matar as células.
Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
O QUE OS RINS FAZEM? Filtrar o sangue do corpo todo e tirar: Excesso de água e sais minerais; Substâncias tóxicas; Substâncias que o corpo não precisa mais.
A hemodiálise é um procedimento no qual uma máquina realiza a filtração do sangue, ou seja, realiza a função dos rins, desintoxicando o organismo.
Os rins recebem sangue das artérias renais, ramos da aorta que vêm diretamente do coração. Depois de circular pelo grande número de vasos existentes nesses órgãos, o sangue sai, livre das toxinas, pelas veias renais rumo ao coração, e a urina desce pelos ureteres até cair na bexiga.
E todos os dias, os dois rins juntos, filtram entre 120 a 150 litros de sangue para produzir cerca de um a 2 litros de urina.
Estima-se que em cada rim existem aproximadamente um milhão de nefrónios. Todo o nosso sangue, cerca de 5-6 litros, passa pelos rins cerca de 150 vezes por dia.
Os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, ou seja, cerca de um quarto do sangue bombeado pelo coração. Podemos dizer que os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora!
Se você bebe 3 litros de água por dia, irá urinar algo em torno de 3 litros de por dia (um pouco menos em dias quentes).
Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.
Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.
Segundo a nefrologista a quantidade de água ingerida durante o dia tem relação direta com a concentração urinária. “Se a pessoa bebe pouca água, a urina fica mais escura, o que pode indicar desidratação, e quando a ingestão é correta, a urina fica bem diluída, com a cor amarela clara”, comenta a especialista.
Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.
A pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação, que pode trazer consequências mais sérias. A falta de água significa, também, falta de suor, o que se reflete na impossibilidade de o organismo limpar impurezas (sem falar na urina). Sua escassez também impede o corpo de eliminar o excesso de gordura.
A falta de água pode causar dores terríveis que podem levar o indivíduo a deixar de fazer as suas atividades normais e provocar muito mal estar em diversas áreas do corpo. Algumas das principais dores associadas ao problema são a dor de cabeça, a angina e as dores lombares.
Resposta: Deixar de beber água durante dias (desidratação crônica) pode abrir caminho para outros problemas como diabetes, colesterol alto, problemas de pele e digestivos, fadiga e prisão de ventre. O tempo de sobrevivência sem beber água varia entre três e cinco dias, de acordo com cada pessoa.
A carência de água provoca os mais variados (e inimagináveis) problemas. Conheça alguns deles e renove os motivos para manter a hidratação em dia