O BIOS (um acrônimo de Basic Input/Output System, em português Sistema Básico de Entrada/Saída, e também conhecido como System BIOS, ROM BIOS ou PC BIOS) é firmware, gravado em uma memória não volátil, usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização (por meio do botão de ...
A sigla BIOS significa, em tradução livre, Sistema Básico de Entrada e Saída. É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux. O que o BIOS faz?
Nesse caso, o setup é a interface gráfica pela qual um usuário pode acessar recursos que estão disponíveis na BIOS do computador; entenda melhor. Para que serve? Basicamente, o setup é um sistema operacional bem rudimentar, responsável por colocar o computador em funcionamento assim que você liga a máquina.
Cada um escolhe uma tecla, ou uma combinação de teclas, que melhor lhe convém. Geralmente as teclas F1, F2, F10, DEL, ESC e as combinações CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL são utilizadas para acessar o BIOS, mas às vezes elas são utilizadas para outras coisas também.
assim que pressionar o botão de ligar já tecle F2. A casos que estas teclas podem mudar. por exemplo, F1, F2, F8, F12 e até a clássica DEL. Observe que antes de carregar o sistema aparece logo abaixo para acessar o BIOS [setup].
Como entrar na bios do pc pelo prompt de comando
A última maneira de acessar as opções de boot é por meio do Prompt de Comando. Para abri-lo, você clica com o botão direito no canto inferior esquerdo da Área de trabalho (use “Windows + D” para que ela apareça). Outra forma é usar “Windows + R” e digitar “cmd”.
Caso não encontre a opção na Bios ou não consiga acessá-la com um teclado USB, infelizmente a única solução é usar um periférico antigo ou comprar um adaptador de USB para PS2.
Tutorial: Boot do Windows 7 através de um pen drive
Se o "Reparar seu computador" não aparecer:
CMD
chkdsk /r -> Localiza setores defeituosos no disco rígido e tenta repará-los. chkdsk /f -> Corrige os erros do disco. Para executar esses comandos, digite no executar > chkdsk /f/r tecle [Enter], pressione [S] e novamente pressione [Enter]. Reinicie o PC.
Para reparar erros sem examinar o disco em busca de setores defeituosos, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /fe, em seguida, pressione < Enter >. Para reparar erros, setores defeituosos e informações legíveis, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /re, em seguida, pressione < Enter >.
No Windows 7:
O "sfc /scannow" verifica erros no Windows, fazendo uma varredura completa em arquivos do sistema. Se houver algum erro ou item corrompido, o próprio sistema tentará fazer um reparo rápido. Contudo, isso só funciona para problemas gerados pelo próprio Windows, então não é válido para, por exemplo, procurar por vírus.
Para esses casos, você pode utilizar o Prompt de Comando (CMD) para encerrar um processo. O comando “tskill” serve para você finalizar uma tarefa através do sistema DOS da Microsoft.
Tirar Vírus pelo CMD Attrib Na imagem acima, digitamos o comando DIR e vemos que nennum programa aparece, agora vamos usar o ATTRIB e tirar atributos de HIDDEN de todos arquivos da pasta. Abaixo vemos o uso do comando ATTRIB, e depois o DIR que faz aparecer o programa malicioso.
Melhores programas para detectar e corrigir problemas no Windows
O Advanced SystemCare permite reparar os diversos erros no Windows e, em alguns casos, fazer com que o sistema operacional fique mais rápido. O grande diferencial desse programa é o conjunto de ferramentas que ele possui, que o tornam bastante completo na tarefa que se propõe.
Reinicie o PC e sinta a diferença.
Pressione a tecla do Windows e em seguida digite "regedit". Caso não possa realizar a busca por este método, você também pode clicar no logotipo do Windows no canto inferior esquerdo da tela e em seguida digitar o termo.
Como resolver problemas de DLL no Windows
É possível configurar o Verificador do Registro do Windows com um arquivo Scanreg....Restaurar Arquivos Individuais
Como restaurar o Regedit?
Como limpar o Registro do Windows manualmente Pressione as teclas Windows + R. Na janela Executar, escreva regedit e clique em OK. Antes de qualquer alteração, faça um backup do registro. Para isso, clique em Arquivo > Exportar.
procura e tenta listar as chaves do registo apagadas. Clicar com o botão direito do rato nos itens eliminados dar-lhe-á uma opção para Exportar a(s) chave(s) para um ficheiro, que pode então ser facilmente importado de volta para o registo.
Como resetar o Regedit
Como acessar o registro HKEY Local Machine
Como recuperar itens excluídos no Regedit. Clique no Windows botão " Iniciar" . Digite "restaurar " na caixa de texto de pesquisa e pressione " Enter". O utilitário Restauração do sistema será aberta.
Abra o editor de registro no menu Pesquisar com direitos de administrador. Tente importar esse arquivo reg novamente. ... O arquivo . reg deve estar no mesmo computador em que você está tentando importá-lo pelo editor do Registro.