Órgãos homólogos são órgãos de mesma estrutura presente em indivíduos de espécies diferentes, porém desempenham funções diferentes nos organismos das diferentes espécies. ... A característica não é que eles possuam a mesma estrutura mas sim mesma origem embrionária.
Duas estruturas são consideradas análogas quando possuem a mesma função ou se assemelham morfologicamente, mas não estão relacionadas evolutivamente.
As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.
Os fósseis são considerados evidências da evolução porque esse registro mostra frequentemente organismos bastante diferentes do que vemos hoje. Esse é o caso dos dinossauros, que possuem seu registro bem documentado nos fósseis, sendo encontrados ossos, pegadas, dentes e até mesmo fezes fossilizadas desses animais.
Resposta. As evidencias moleculares permitem a realização de um estudo evolutivo e de parentesco entre as espécies e também de elementos tendo como base fragmentos de genes de DNA e RNA. ... Quanto maiores forem as semelhanças entre os genes maior será o grau de parentesco evolutivo.
Resposta: As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.
Evidências celulares: Todos os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus. Essas células apresentam muitas semelhanças entre si, como a capacidade de sintetizar proteínas. Essa evidência sugere parentesco entre os organismos.
Uma última evidência, a evidência molecular, nos mostra a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos sendo que, quanto maior as semelhanças entre as sequências das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos ou quanto maior a semelhança entre as proteínas destas espécies, maior o parentesco e, portanto, a ...