As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular.
Microvilosidades são especializações apresentadas pelo tecido epitelial que reveste os nossos intestinos,sua função e de aumentar a superfície de contato entre os nutrientes que resultaram do processo da digestão e facilitando assim a sua entrada na corrente sanguínea, para depois ser levados para todas as nossas ...
Resposta. São um tipo de membrana com dobras ou furos capazes de absorve ou eliminar algo(nutrientes) .. absorve nutrientes no estômago por exemplo.
As pregas, vilosidades e microvilosidades garantem ao intestino delgado uma grande superfície de contato, o que aumenta a absorção dos nutrientes em virtude do contato com o produto da digestão. Estudos indicam que essas três estruturas juntas aumentam em até 600 vezes a superfície do intestino delgado.
O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular). A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.
Vilosidades coriónicas ou vilosidades coriônicas são vilosidades que florescem na placenta a partir dos córios de forma a permitir o máximo de área de contacto com o sangue materno durante uma gravidez.
A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.
Neoplasia de Ceco, é o tumor oriundo da porção intestinal denominada de ceco, a qual localiza-se entre a porção final do intestino delgado ou fino e início do intestino grosso. Anatomicamente fica na fossa ilíaca a direita.
A absorção destes íons cria um gradiente osmótico através da mucosa do intestino grosso, o que por sua vez, leva à absorção de água. Alterações nessa absorção podem resultar em distúrbios como a diarreia.
O intestino delgado é a maior parte do aparelho digestivo. Ele se estende desde o estômago (piloro) até o intestino grosso (ceco) e consiste em três partes: duodeno, jejuno e íleo. As principais funções do intestino delgado são completar a digestão da comida e absorver os nutrientes.
No intestino grosso, encontram-se algumas bactérias que habitam a flora intestinal que fermentam, decompondo o alimento que geram gases e outros produtos como a vitamina K absorvidas pelo corpo. O material que não foi digerido forma as fezes, que se acumulam no reto e são eliminadas para fora do ânus.
O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão.
O intestino delgado é a peça dos intestinos onde 90% da digestão e da absorção do alimento ocorre, do outro 10% que ocorrem no estômago e do grande intestino. A função principal do intestino delgado é absorção dos nutrientes e dos minerais do alimento. A digestão envolve duas porções distintas.
O intestino delgado, que pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo, finaliza a digestão e absorve nutrientes. O intestino delgado é um longo tubo que possui comprimento entre quatro e sete metros e um diâmetro de aproximadamente quatro centímetros.