Expressão usada em explicações ou desculpas. O mesmo que "não será possível". Não vai dar pra eu sair com você hoje!
Verificado por especialistas O 'para eu' e 'para mim' existem na Língua Portuguesa, porém devem ser usados em contextos diferentes. Quando utilizar 'para eu': Deve ser usado quando for o sujeito da oração e quando possui um verbo no infinitivo (ar-, er e ir). Ex: É para eu ir ao supermercado?
A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.
As formas verbais dá-me, dai-me e dê-me estão conjugadas com o pronome pessoal oblíquo átono me em posição enclítica, ou seja, após o verbo....Dá-me, dai-me ou dê-me
As duas formas – dai-me e dá-me – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, têm o mesmo sentido mas referentes a pessoas gramaticalmente diferentes. Basicamente estamos a solicitar algo, de alguém – “que me dê”; pelo que também devemos estender esta dúvida a “dê-me”.
A forma correta de escrita da palavra é deem, sem acento circunflexo. Deem é a forma conjugada do verbo dar na 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo. A palavra dêem, com acento circunflexo, está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.