Aparentemente, materiais produtivos são aqueles que entram no processo fabricação ou de comercialização. Improdutivos são os materiais utilizados pela empresa, mas que não entram na comercialização do produtos vendidos.
A classificação ABC destina-se a categorizar os itens de material por valor de demanda, ou seja, pelo valor financeiro referente ao consumo do material, em determinado período. Os itens que respondem por maior valor de demanda são ditos como pertencentes à classe A e os de menor, de classe C.
A classificação de materiais curtos é um processo que tem como objetivo agrupar todos os materiais com características comuns. Segundo Fernandes (1981, p. 141) esta pode ser dividida em quatro categorias. So estas: Identificação, Codificação, Cadastramento e Catalogação.
DURAÇÃO Podem ser agrupados como permanentes ou de consumo. Permanentes são os materiais cuja duração é superior a dois anos, sendo inconsumíveis pelo simples. Uso; normalmente constituem o patrimônio da instituição, tais com, equipamentos, mobiliários, instrumentais, suportes de soro, macas, etc..
Bens que, em razão de sua natureza e sob condições normais de utilização, têm duração superior a dois anos. Exemplos: mesas, máquinas, tapeçaria, equipamentos de laboratório, ferramentas, veículos, semoventes, dentre outros.