Habilidade aberta: ambiente imprevisível e em constante mudança. ... Habilidade fechada: ambiente estável e previsível que permite que a pessoa planeje seus movimentos com antecedência, determina quando a ação deve começar.
Envolvem atividades de rolar para frente, para trás, para o lado rastejar, caminhar, correr, saltar e saltitar. As atividades não - locomotoras não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço. Exemplos: equilibrar, flexionar, estender, torcer, balançar, chacoalhar, girar e relaxar.
Movimento manipulativo refere‑se tanto à manipulação motora rudimentar quanto à manipulação motora refinada. ... As tarefas de arremessar, apanhar, chutar e derrubar um objeto, bem como prender e rebater são movimentos manipulativos motores rudimentares.
Os movimentos manipulativos correspondem às manipulações motoras rudimentar e refinada de aplicação de forças sobre objetos.
os movimentos naturais São todos aqueles movimentos que o indivíduo vai aprender naturalmente Em algum momento da vida são eles correr agachar rolar saltar puxar empurrar arremessar entre outros .
Andar, correr, saltar, galopar, arremessar e receber são exemplos de alguns dos movimentos fundamentais. A fase dos movimentos especializados envolve a interação de um ou mais movimentos fundamentais na execução de movimentos complexos.
Os padrões fundamentais de movimento podem ser considerados como uma série organizada de movimentos básicos que permitem a locomoção, manipulação e equilíbrio.
A fase fundamental envolve a criança que se encontra no período entre 4 e 7 anos de idade, onde é desenvolvida a coordenação motora, o controle motor e habilidades de cada fase da criança. Tendo assim uma base para seu desenvolvimento nas outras fases durante os processos de ensino e aprendizagem ao longo da vida.
As atividades locomotoras (andar, correr, saltar e saltitar), não-locomotoras (flexionar, estender, torcer, girar e levantar) e atividades manipulativas (lançar, pegar, bater, rebater, chutar e quicar) são exemplos de movimentos que devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infância.
O desenvolvimento dos padrões fundamentais de movimento como andar, correr, saltar, arremessar, etc. segue uma seqüência de estágios, representando níveis graduais de proficiência, isto é, de controle motor.
No que se refere especificamente a padrões fundamentais de movimento, vários estudos têm sido realizados utilizando a teoria de estágios motores em que os padrões de movimento são analisados como uma configuração total do corpo durante a execução de uma habilidade (ROBERTON, 1977).
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: 1- Fase Fundamental 2- Fase especializada 3- Fase Reflexa 4- Fase Rudimentar.
O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as crianças são capazes de controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.
Como influências do ambiente e da tarefa, oportunidade de prática estruturada e instrução apropriada são fatores determinantes (parâmetros de controle - na linguagem dinâmica) para que novas habilidades motoras sejam adquiridas e, principalmente, refinadas ao longo do ciclo desenvolvimental, incluindo-se neste ...
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.
Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).
Desnutrição e anemia maternal, infecções gastrintestinais e respiratórias, malária, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, alcoolismo e uso de outras drogas durante a gestação são alguns dos muitos fatores determinantes de crescimento intra-uterino retardado (má nutrição fetal), um grande problema de saúde ...
Vários fatores determinam o crescimento fetal, dentre estes são fundamentais: a oferta de nutrientes maternos e a transferência placentária de substratos, além do potencial de crescimento determinado pelo genoma.
Desnutrição ou anemia. Anemia falciforme. Fumar, beber álcool ou abusar de drogas. Outras possíveis causas fetais incluem defeitos cromossômicos no bebê ou gestação múltipla (gêmeos, trigêmeos ou mais).