(em primeiro plano) como também imagens bem distantes deles (ao fundo da tela). ... Por isso, podemos dizer que essa pintura procura imitar a forma como enxergamos uma paisagem.
Resposta. (C) essa imagem relata um sentimento de sufoco entre ambos a sociedade esta desgastante diante da pobreza e escuridão que reune tal adivertençia e a falta de atenção , um orgulho entre as pessoas e a tristeza aparentimente livre em seus rostos destinando o enfraquecimento de opinioes e pensamentos entre si .
Põe em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil – a história, o povo, a cultura, a flora, a fauna... Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira. Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor.
Características principais de suas obras:
Resposta. Explicação: o quadro causa a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).
10 obras modernistas de Tarsila do Amaral
Resposta: Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
A lua que dá título à tela já foi lida como uma referência ao mito indígena da Jaci, a deusa-lua. A crítica de arte Aracy Amaral afirmou que A lua era a representação mais bem acaba da fusão do cosmpolitismo europeu adquirido pela modernista, com sua origem caipira — ela vinha de uma família de fazendeiros paulistas.
As principais características das obras de Tarsila do Amaral são o uso regular de cores vivas; as formas geométricas com estilo cubista, além de influências do surrealismo na forma de suas pinturas.
17 de janeiro de 1973
6 de fevereiro de 1962
Em 1973, Tarsila morreu vítima de depressão, em São Paulo. Após sua morte, foi homenageada pela União Astronômica Internacional, em 20 de novembro de 2008, que deu o nome "Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.
86 anos (1886–1973)
São Paulo, São Paulo, Brasil
A morte de Tarsila do Amaral Em decorrência de complicações pós-operatórias, faleceu na madrugada de ontem no Hospital da Beneficência Portuguesa a pintora Tarsila do Amaral. Nascida em Capivari em 1890, desaparece aos oitenta e três anos, havendo sido sepultada ontem às 16 horas, no cemitério da Consolação.
Casou-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realizou sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. Em 1928, Tarsila pinta o Abaporu, cujo nome de origem indígena significa "homem que come carne humana", obra que originou o Movimento Antropofágico, idealizado pelo seu marido.
Abaporu
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro "Abaporu" pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento "Antropofágico", que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista.
Dulce Pinto
Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', em 1904.
Pintor
Tarsila Amaral nasceu no interior do Estado de São Paulo, passou a infância nas fazendas de café dos seus pais, até que foi estudar na cidade de São Paulo, no Colégio Sion e depois continuou os seus estudos em Barcelona na Espanha, lugar onde fez o seu primeiro trabalho como pintora, o Sagrado Coração de Jesus, 1904.