Conforme especialistas, as manchas escuras correspondem às áreas de lavas solidificadas na superfície do satélite, da época em que havia vulcões ativos por lá. As manchas claras, por outro lado, correspondem ao que os cientistas chamam de terras altas.
A Lua é um símbolo quase universal de feminilidade, passividade, fertilidade, periodicidade e renovação. ... Para certos povos, a fase oculta da Lua simboliza a passagem da vida para a morte e o renascimento subsequente traduzido pelo crescente lunar.
A força gravitacional da Lua é capaz de mover grandes massas de água devido a alteração de fases. Isso provoca as marés altas ou baixas dos oceanos. Além disso, a cada uma de suas fases, a Lua tem diferentes níveis de influência sobre as plantas, sendo determinantes para a agricultura.
Esses impactos, devidos às altas temperatura e pressão, metamorfizam o anortosito (parte branca), criando basalto (rocha negra e motivo pelo qual a Lua tem manchas negras). Como a Lua não tem atmosfera, a erosão é mínima, e por esse motivo as crateras negras permanecem.
Na época de Galileu, imaginava-se que as escuras manchas lunares fossem mares e ele mostrou que havia montanhas lunares, que se projetavam a 7000 metros acima do “nível do mar”. O Mar da Fecundidade e das Crises, por exemplo, aparecem logo no início da Lua crescente. ...
O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.
Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.
A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste.